Projeto Mães e Filhos da Rua vence prêmio Innovare 2022

Iniciativa criada por equipe do Programa Redenção, que envolve a Secretaria Municipal da Saúde, contribui para a qualidade de vida de mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade

O projeto Mães e Filhos da Rua, do Programa Redenção, iniciativa intersecretarial ligada à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos de São Paulo, conquistou a categoria Justiça e Cidadania do Prêmio Innovare 2022. A cerimônia foi realizada na quarta-feira (7), na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília (DF), e contou com a presença de ministros e outras autoridades. O projeto da Saúde Municipal foi representado por Andrea Cristina Guerra, cofundadora do projeto e coordenadora das equipes do Redenção na Rua, a enfermeira Silvana dos Santos e a psicóloga Giselly Gomes Japiassú, que receberam o prêmio da ministra Regina Helena Costa.

Criada pelo Redenção na Rua, que faz parte do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (Siat), a iniciativa atua na relação entre mulheres em situação de vulnerabilidade, uso abusivo de drogas e transtornos mentais com seus filhos, e realiza acompanhamentos desde a gestação até o ingresso na escola.

O projeto foi escolhido entre 142 iniciativas que concorreram na mesma categoria. A edição deste ano do prêmio recebeu 549 inscrições de todo o país, divididas em seis categorias.

“Estamos muito felizes pela conquista do prêmio, que reconhece o impacto positivo e a melhoria na qualidade de vida que essa iniciativa proporciona para mães e filhos em situação de vulnerabilidade social. Isso confirma que estamos no caminho certo e nos motiva a continuar trabalhando, inspirando também outras iniciativas que busquem transformar a realidade das pessoas”, disse Cristina Guerra.

Programa
O programa Mães e Filhos da Rua surgiu a partir da constatação de que havia um número expressivo de gestantes em situação de vulnerabilidade na região central de São Paulo. Através dos diálogos com essas mulheres, identificou-se a necessidade de pensar em estratégias que permitissem a elas ter um melhor entendimento sobre seus direitos e deveres. Depois de realizar um levantamento da população, foi criado um grupo de trabalho responsável pelo atendimento e acompanhamento desses casos.

O Mães e Filhos na Rua promove ações que permitem capacitar as mães a cuidarem dos seus filhos, auxiliando-as em todas as suas necessidades, no esforço de quebrar o ciclo de vulnerabilidade. A iniciativa oferece apoio às mulheres em situação de rua que, muitas vezes, são dependentes químicas e carregam transtornos mentais.

O Redenção na Rua faz parte do Siat I da Prefeitura, que promove tratamento para usuários em seu primeiro estágio de autonomia, com abordagens na rua. Este é um dos braços do Programa Redenção, que implementa ações integradas de atenção à saúde, reinserção social e capacitação profissional para o tratamento de dependentes químicos que fazem o uso abusivo de álcool e outras drogas e que estão em situação de risco social.

Fundado em 2018, o Redenção na Rua realizou, entre janeiro e setembro deste ano, mais de 4,7 mil atendimentos médicos, de 5,9 mil atendimentos de enfermagem e de 200 atendimentos odontológicos. Além disso, foram realizados mais de 2,4 mil encaminhamentos para a rede de saúde e de 400 para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD IV).

“É um orgulho para toda a equipe da Prefeitura e da Secretaria Municipal da Saúde esse prêmio. O reconhecimento nos estimula a seguir nesse caminho, cuidando das mães e filhos vulneráveis assim como cuidamos de toda a população da cidade”, comemora o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

Prêmio
Há 19 anos, o Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas. Também busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outras localidades.