Cinco dicas para prevenir a insolação

Vermelhidão, dor de cabeça e sede são alguns sintomas desse quadro provocado pela exposição prolongada ao sol

A insolação ocorre quando há o aumento da temperatura do corpo acima da temperatura normal, causada pela exposição intensa às radiações solares. Um exemplo clássico é quando um indivíduo vai à praia ou a um parque, onde o ambiente esteja muito quente e fica exposto ao sol intenso de forma excessiva, sem proteção adequada.

Os principais sintomas incluem muita sede, suor, dor de cabeça e, nos casos mais avançados, dificuldade para respirar, tontura e vômito. Além disso, a insolação pode levar à desidratação e também à queimadura solar da pele, com sensação de ardência, presença de vermelhidão e até mesmo formação de bolhas. Por isso, é importante tomar alguns cuidados simples contra o sol, mas que fazem toda a diferença.

- Evite permanecer longas horas sob exposição ao sol, principalmente em horários mais quentes do dia, entre as 10h e 16h.

- Em dias de calor intenso, prefira roupas leves, confortáveis e de cores mais claras.

- Use protetor solar, mesmo que você não esteja na praia ou na piscina, o uso é indispensável mesmo que em ambientes urbanos. Afinal, ele ajuda a proteger a pele dos raios UVB, UVA e luz visível.

- Se você for à praia, piscina ou parque, procure usar bonés, chapéus ou guarda-sol. É importante criar uma barreira de proteção contra os raios solares.

- Não espere sentir sede para beber água, se hidrate. Isso ajuda a regular a temperatura corporal e você também pode completar a hidratação com a ingestão de outros líquidos saudáveis como água de coco, sucos e chás em versões naturais e sem açúcar.