Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Projeto de enfrentamento ao racismo, alerta para o aumento de casos de miopia, Hospital Municipal de Brasilândia atinge 33 mil atendimentos e a importância da vacina Meningocócica C são alguns assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 12 e 16 de novembro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Projeto dentro de Caps promove ações de enfrentamento ao racismo

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desenvolve diversas ações de inclusão durante o ano. O objetivo é atender à população da capital respeitando as particularidades próprias aos ciclos de vida das pessoas. Um desses gestos de acolhimento diz respeito às crianças e adolescentes que são atendidas pelos profissionais de saúde no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infanto Juvenil III Sé Amorzeira.

2. Secretaria Municipal da Saúde alerta para aumento de casos de miopia entre crianças e adolescentes

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) alerta para o aumento de casos de miopia entre crianças e adolescentes, em função do uso excessivo de aparelhos eletrônicos. Atualmente, a doença já é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia, cuja causa está diretamente ligada ao confinamento que ocorreu nos últimos anos.

3. Hospital Municipal da Brasilândia atinge a marca de 33 mil atendimentos como hospital geral

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) - Adib Jatene, da Prefeitura de Sao Paulo, atingiu a marca de mais de 33 mil atendimentos realizados desde que se tornou um hospital geral, em julho deste ano, e houve reorganização do atendimento da unidade, localizada na zona norte da capital. Até então, o equipamento havia atendido exclusivamente casos de Covid-19.

4. Meningocócica C: vacina protege crianças contra meningite bacteriana

As vacinas são substâncias que combatem infecções virais e bacterianas, interrompendo a circulação de doenças e mesmo promovendo a sua erradicação. Na capital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seguindo o Programa Municipal de Imunização (PMI), imuniza crianças contra muitas doenças, entre elas a meningite.

5. Combate à dengue é tema de atividades nas escolas da capital

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) prosseguem esta semana com as ações conjuntas de combate à dengue em várias Unidades Educacionais e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).