Centro de Tratamento de Queimados alerta para riscos de fogos de artifício nas festas de Ano-Novo

Localizado no Hospital Municipal do Tatuapé e referência no atendimento aos queimados, CTQ atendeu 6.692 pacientes neste ano

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio – Tatuapé, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que é referência em tratamento de queimaduras na capital paulista, alerta sobre riscos de fogos de artifício nas festas de Ano-Novo. O CTQ acolhe, nos meses de janeiro, um maior número de pessoas com queimaduras causadas por esses artefatos. Somente em novembro deste ano, por conta das comemorações da Copa do Mundo de 2022, a unidade acolheu 27 munícipes acidentados, enquanto a média geral de atendimentos provocados por fogos de artifício é de nove por mês.

De janeiro até novembro deste ano, ao todo, 6.692 pacientes queimados foram atendidos no hospital. Destes, 3.073 apresentavam queimaduras por líquidos escaldantes, 661 por contato com fogo e tempo excessivo de exposição ao sol sem proteção e 317 por eletricidade. A média mensal de acolhimentos da unidade em 2022 foi de cerca de 608 queimados.

Durante todo o ano de 2021, a unidade de atendimento aos queimados desse hospital municipal acolheu 7.911 munícipes. Cerca de 75% dos acolhimentos foram ambulatoriais, divididos entre emergenciais e internações em geral. No balanço do ano passado, os líquidos escaldantes permaneceram como maior causador de queimaduras, com 3.549 casos, seguidos de 718 casos de queimaduras causadas por fogo ou sol e 307 por eletricidade.

Para evitar acidentes, a SMS recomenda que sejam seguidas as instruções de uso, de armazenamento e de idade descritas na embalagem dos artefatos, além de não soltar os fogos na direção de outras pessoas.

Especialistas
O CTQ conta com equipe especializada e multiprofissional formada por cirurgiões plásticos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social e nutricionista.

"O atendimento aos queimados vai muito além dos cuidados com a pele, mexe também com a autoestima das pessoas, e ter o Hospital Municipal Tatuapé como referência na especialidade é muito importante, principalmente, por conta dos acidentes nas festas de fim de ano", destaca a secretária-executiva de Atenção Hospitalar da SMS, Marilande Marcolin.