Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Inauguração Centro de Cuidados Odontológicos, equipamentos voltados às ISTs e dicas para proteger pets de fogos de artifício são alguns assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 26 a 30 de dezembro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Primeiro Centro de Cuidados Odontológicos é inaugurado na capital
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo inaugurou nesta quarta-feira (28) o primeiro Centro de Cuidados Odontológicos (CCO) da cidade. O CCO, que será administrado pela Associação Filantrópica Nova Esperança (Afne), está localizado na rua Jaraguá, 866, na região central, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h, e aos sábados, das 7h às 19h.

2. Saúde da capital destaca equipamentos voltados ao enfrentamento às ISTs
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de IST/Aids, oferece atendimento às pessoas que vivem com Aids ou estão sob risco de contrair o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV, na sigla em inglês) na cidade de São Paulo. O acompanhamento e tratamento é realizado por meio da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, que conta com 27 centros de referência em Aids da capital, sendo 10 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA – com um deles itinerante), 17 Serviços de Atenção Especializada (SAE) e outras unidades parcerias como AMAs, UPAs e AMAs/UBSs Integradas.

3. Plantas tóxicas para os pets: conheça as que mais oferecem risco aos animais de estimação
As plantas trazem mais charme e sofisticação para os ambientes, sendo muito utilizadas na decoração de casas e apartamentos. No entanto, quem tem animais de estimação deve ter cuidados com determinados tipos que são tóxicos para os pets. Entre os sintomas que podem ser observados por uma intoxicação de planta estão: vômito, diarreia, salivação, falta de apetite, tremores no corpo, convulsão, alteração no andar, além de alterações nos rins, fígado e coração, podendo levar à morte.

4. Saiba como proteger seu pet durante a queima de fogos de fim de ano
Os fogos de artifício são um verdadeiro pesadelo para os animais de estimação. Isso porque eles têm o ouvido muito mais aguçado do que os seres humanos, tornando esses barulhos ainda mais potentes. O primeiro instinto dos animais ao ouvirem os rojões é se desesperar e sair correndo, levando a sintomas como ansiedade, estresse e até acidentes. Confira algumas dicas que podem ajudar o seu pet durante a queima de fogos.

5. Micoses: confira como evitar a infecção durante o verão  
O verão pressupõe diversão, boas lembranças e registros dos momentos vividos com familiares e amigos. Durante o período de calor intenso é comum que as pessoas procurem alternativas para aliviar as altas temperaturas. Viagem à praia, chácaras ou sítios com piscina, clubes privados e piscinas públicas são ótimas opções. No entanto, é nesta época do ano que doenças como as micoses costumam surgir com mais frequência, porque o calor, associado à umidade, pode contribuir para a proliferação de infecções fúngicas afetando a pele, o couro cabeludo, unhas e outras partes do corpo.