Saúde realiza mês com ações de combate à hanseníase

Janeiro Roxo terá busca ativa, palestras e panfletagem com o objetivo de conscientizar a população sobre a doença

Durante todo o mês de janeiro a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará uma série de atividades voltadas à conscientização sobre a hanseníase, como parte do Janeiro Roxo. Desde 2016 o Ministério da Saúde (MS) oficializou este mês e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país.

O objetivo da campanha é aumentar a detecção precoce de casos, por meio da sensibilização dos profissionais de saúde da rede de atenção básica e da divulgação dos sinais e sintomas da doença para a população.

Entre as atividades desenvolvidas pelas unidades de saúde estão a busca ativa de casos suspeitos em todas as regiões do município, ações educativas junto às comunidades locais e intensificação dos exames de contatos dos pacientes. Também haverá distribuição de material educativo em locais como praças, parques públicos, terminais de transporte urbano, metrô, feiras, parques e shoppings.

Semana H

Além disso, a semana de 16 a 23 de janeiro foi escolhida como a semana “H”, na qual todas as regiões da cidade realizarão eventos em locais públicos de grande circulação, como praças, metrôs, supermercados, visando a divulgação de sinais e sintomas da doença para o maior número de pessoas possível.

As pessoas que apresentarem quaisquer sinais e sintomas suspeitos devem procurar a UBS mais próxima de sua residência para avaliação médica. Os casos suspeitos serão encaminhados para confirmação diagnóstica e tratamento em uma das 28 Unidades de Referência de Hanseníase que estão distribuídas estrategicamente no território para facilitar o acesso aos pacientes de toda a cidade.

Veja aqui a programação geral por região.

Veja aqui a programação da Semana H.