Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Ações de combate à dengue e reforma do pronto-socorro do Hospital Vila Nova Cachoeirinha são alguns dos assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 2 e 6 de janeiro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Hospital Municipal Infantil Menino Jesus atende por ano cerca de 130 novos casos de má-formação congênita frequente na infância

Caracterizada pelo mau alinhamento do pé, que envolve partes moles e ósseas, o pé torto congênito acomete crianças ainda durante o período de gestação. Embora com baixa incidência, sendo 1 a cada 1.000 nascidos vivos, e de causas não estabelecidas, é a deformidade óssea mais comum em bebês recém-nascidos. O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, da Secretaria Municipal da Saúde, se tornou uma das principais referências neste tipo de tratamento na rede pública da capital paulista. Em média, o hospital, gerido pelo Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL), atende cerca de 130 novos casos por ano.

2. Prefeito e secretário da Saúde visitam obra de futura UBS do Jardim Keralux

Na última terça-feira (3), o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, visitaram as obras de construção da nova UBS Jardim Keralux, na zona leste da capital. A ordem de serviço foi assinada em março do ano passado e a previsão de entrega é para junho deste ano. O novo prédio, quase quatro vezes maior que o da unidade atual do bairro, terá dois andares.

Assim como muitas outras obras na área da Saúde na capital paulista, essa está sendo possível graças à parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que tem possibilitado a realização do programa Avança Saúde SP.

3. Capital realiza mais de 5 milhões de ações de prevenção e combate à dengue em 2022

A SMS, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realizou mais de 5 milhões de ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti em 2022. Ao longo do ano foram feitas 5.263.199 ações contra a dengue na capital. Ao todo, foram 2.476.168 visitas casa a casa, além de 45.290 vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos, 2.741.741 ações de bloqueios de criadouros e nebulizações, entre outras atividades específicas. Saiba mais clicando no título da matéria.

4. Unidades da Rede Municipal Especializada em HIV/Aids da cidade já estão habilitadas para prescrever a PrEP sob demanda

A SMS de São Paulo já disponibiliza à população a profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) sob demanda. O comprimido da profilaxia se mantém o mesmo, mas muda a forma de administrar o medicamento de acordo com a necessidade do usuário. Em vez de tomá-lo diariamente, o usuário tomará dois comprimidos de 2h a 24h antes do sexo, um comprimido 24h após a dose dupla e um comprimido 48h após a dose dupla (2+1+1).

5. Prefeitura entrega reforma do pronto-socorro do Hospital Vila Nova Cachoeirinha

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo entregou, nesta quinta-feira (5), a reforma do pronto-socorro do Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha (HMEC) – Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva. O setor foi inteiramente modernizado e passou a contar com duas salas de classificação de risco, ao invés de uma, o que permitirá maior agilidade na triagem. Foram reformados os quatro consultórios e as salas de cardiotocografia (exame que avalia a vitalidade fetal antes do nascimento), de medicação, de emergência, de observação, de ultrassom e a sala admissional para a remoção do paciente. Além disso, a sala de espera foi ampliada.