Quíntuplos nascidos na Maternidade Cachoeirinha completam 1 ano e mãe celebra saúde da família

Crianças nasceram em unidade referência nacional em saúde da mulher e do recém-nascido

Madalena, Isabel, Helena, Enrico e Ravi completam, nesta terça-feira (10), o primeiro ano de vida após nascerem de um parto único no Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha – Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva. Os quíntuplos vieram ao mundo depois de 29 semanas de gestação de Yanike Piera de Cassia dos Santos. Ela, que já é mãe de duas crianças, de 4 e 6 anos, comemora a saúde e o desenvolvimento dos bebês após um ano do nascimento.

“Eles estão ótimos, muito bem de saúde e já começando a engatinhar. Tem sido tudo muito novo para toda a família, todo dia é uma novidade”, conta a mamãe dos quíntuplos. Após a alta hospitalar, os quíntuplos passaram a receber acompanhamento pediátrico na Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS) Integrada Vila Itapema.

Ela também vibra pela própria saúde e recuperação do parto depois de um processo de pré-natal com cuidados especiais. Yanike foi monitorada na Maternidade Cachoeirinha, que é referência nacional em saúde da mulher e do recém-nascido e realiza, em média, 600 partos por mês.

Amplamente conhecido pelos protocolos já estabelecidos baseados nas melhores evidências científicas, pela formação de residentes em ginecologia, obstetrícia e neonatologia e pela excelência do seu quadro de profissionais e da assistência que presta à população, o hospital, que acaba de completar 50 anos, atende a uma grande parcela de casos de alto risco envolvendo gestantes.

Números
Em 2022, foram 6.203 crianças nascidas no HM Vila Nova Cachoeirinha. Dos partos realizados no último ano, 87 foram gemelares, três trigemelares e um de quíntuplos.

“No hospital, nós já temos descrito o procedimento e a equipe treinada para o atendimento de partos de trigêmeos. Os recém-nascidos ficam na mesma sala de parto com a mãe que é assistida, em caso de parto cesárea. São dois médicos obstetras, um médico residente, uma enfermeira obstetra, um técnico de enfermagem e um anestesista. No caso de parto normal, há um médico obstetra, um médico residente, uma enfermeira obstetra, um técnico de enfermagem e um anestesista. E, para cada recém-nascido, é montado um polo de atendimento com todos os equipamentos e materiais necessários e uma equipe formada por um médico neonatologista, uma enfermeira neonatologista e um técnico de enfermagem”, explica Maria de Lourdes Marques, da assessoria técnica da diretoria do departamento técnico.

Já no caso dos partos múltiplos acima de três bebês, é realizada uma simulação realística no centro cirúrgico obstétrico (CCO) com todos os envolvidos no procedimento antes de a paciente entrar no local, que contará com duas salas cirúrgicas. A coordenação do atendimento à gestante e aos recém-nascidos é realizada pelo supervisor de enfermagem e um médico neonatologista. Sob a responsabilidade desses dois coordenadores, estará a assistência e o transporte dos recém-nascidos, desde o nascimento até a unidade neonatal.

A mãe Yanike está nos preparativos para fazer uma singela comemoração de aniversário dos quíntuplos no fim de semana. “Vai ser para os familiares participarem, para a gente cantar parabéns e comemorar”, conta.