Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Entrega do Centro de Referência para a População de Travestis e Transexuais e as campanhas coloridas do mês de janeiro foram alguns temas da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 9 e 13 de janeiro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Janeiro Roxo tem ações de combate à hanseníase na capital

Ao longo deste mês, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove a campanha anual de combate à hanseníase, Janeiro Roxo, além da Semana H, de 16 a 23 de janeiro. O objetivo é conscientizar a população sobre a doença na cidade de São Paulo e intensificar o diagnóstico precoce e o tratamento. Em 2022, foram diagnosticados 111 casos de hanseníase na cidade de São Paulo, segundo dados parciais registrados até 23 de dezembro. Em 2021, também foram 111 novos casos; em 2020, 99; em 2019, 120 e; em 2018, 130 novos casos da doença. Saiba mais!

2. Quíntuplos nascidos na Maternidade Cachoeirinha completam 1 ano e mãe celebra saúde da família

Madalena, Isabel, Helena, Enrico e Ravi completaram, na última terça-feira (10), o primeiro ano de vida após nascerem de um parto único no Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha – Dr. Mário de Moraes Altenfelder Silva. Os quíntuplos vieram ao mundo depois de 29 semanas de gestação de Yanike Piera de Cassia dos Santos. Ela, que já é mãe de duas crianças, de 4 e 6 anos, comemora a saúde e o desenvolvimento dos bebês após um ano do nascimento.

3. Prefeitura entrega Centro de Referência para a População de Travestis e Transexuais na região central da cidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo entregou, na quarta-feira (11), o Centro de Referência de Saúde Integral para a População de Travestis e Transexuais (CR POP TT) – Janaína Lima, localizado na rua Jaraguá, 866, região central da cidade, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. O nome foi dado em homenagem à ativista travesti morta em 2021 que se tornou um símbolo de luta para a comunidade. Leia a matéria na íntegra clicando no título.

4. Saiba mais sobre a paralisia de Bell

A paralisia de Bell é uma condição inflamatória que acomete o nervo facial responsável pela comunicação com os músculos do rosto. Os sinais e sintomas mais comuns da doença são fraqueza muscular de um dos dois lados da face, paralisia da pálpebra superior e desvio da boca para o lado contrário ao da paralisia. Muitas pessoas associam a paralisia facial periférica idiopática (nome técnico da paralisia de Bell) ao acidente vascular cerebral (AVC). Isso porque, nos dois casos, o sintoma de dormência e paralisia do rosto são comuns. No entanto, são condições totalmente diferentes. Confira mais.

5. Saúde reforça a importância da campanha Janeiro Branco

Para muitas pessoas o começo do ano, em especial o mês de janeiro, traz reflexões acerca de novos planos, objetivos e metas de superação pessoal e profissional. Mas é justamente neste período de novas perspectivas que a campanha Janeiro Branco alerta a sociedade para questões relacionadas à saúde mental. Na capital, o esforço para atender à população ocorre de forma multidisciplinar e capilarizado, por meio de diferentes equipamentos como as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e os 102 Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que se organizam para acolher as demandas em saúde mental.