Cosap participa do Projeto Recreio nas Férias

Até 27 de janeiro, a Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico receberá cerca de 700 crianças de escolas municipais para atividades que incentivam a guarda responsável, o cuidado e a interação com os animais

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), participa, pela primeira vez, do Programa Recreio nas Férias, da Secretaria Municipal da Educação (SME), que chega à sua 41ª edição. As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, entre os dias 16 e 27 de janeiro, exceto no dia 25, por conta do aniversário da cidade de São Paulo. Ao todo, serão recebidas cerca de 700 crianças dos 4 aos 14 anos de idade.

Em visita nesta quarta-feira à Cosap, a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca, interagiu com os animais e ficou encantada com as atividades envolvendo os alunos das escolas municipais. “Animais adoram crianças e crianças amam os animais”, disse.

O projeto, que este ano tem como tema “O brincar e a paz é a gente que faz”, proporciona a abertura de novas possibilidades de interação e ocupação dos espaços de lazer, recreação e ampliação do repertório cultural de crianças e adolescentes de diversas regiões de São Paulo.

Na imagem a Sandra Sabino está segurando um cachorro e sorrindo para a foto. Ela tem cabelos curtos e usa camisa rosa com detalhes pretos. Ao seu lado está a Analy Xavier olhando para o cachorro e sorrindo. Ela usa uma camisa branca com detalhes verdes.

Atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, até 27 de janeiro, exceto no dia 25, por conta do aniversário da cidade de São Paulo (Foto: Divulgação/SMS)

“A ideia é unir o Programa Recreio nas Férias com o Programa Escola Amiga dos Animais, desenvolvido pela Cosap. As crianças participam de atividades lúdicas que incentivam a guarda responsável e promovem a interação com nossos animais buscando despertar nos pequenos um olhar cuidadoso, com respeito e compaixão”, pondera Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

Guarda responsável e leitura

Estão previstas quatro horas diárias de atividades, que serão divididas entre o período da manhã e da tarde. A expectativa é receber 72 crianças por dia, divididas por faixa etária, que colocarão em prática dois programas educacionais promovidos de forma regular pela coordenadoria: o Superguardião e a Leitura. O primeiro tem a proposta de ensinar guarda responsável e o segundo promove a socialização dos animais alojados, ensina sobre o comportamento dos animais e estimula a leitura.

Na imagem há nove adultos em pé olhando para as crianças que estão sentadas brincando com um cachorro. As crianças usam colete vermelho. Há uma mulher sentada auxiliando as crianças, ela usa colete rosa.

Serão recebidas cerca de 700 crianças dos 4 aos 14 anos de idade (Foto: Divulgação/SMS)

Participam crianças de escolas de diversas regiões de São Paulo, como Paraisópolis, Capão Redondo, Alvarenga e Heliópolis. “As crianças participantes vivem uma experiência única, num espaço encantador de convivência com animais. A ideia é que elas aprendam brincando”, diz Analy.

Vale destacar que neste ano, 64 polos participarão do Programa Recreio nas Férias, sendo os 58 Centros Unificados Educacionais (CEUs), três Centros de Educação e Cultura Indígena (CECIs), duas associações de moradores (de Jardim Jaraguá I e II) e a EMEF Bernardo O’Higgins.