Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Dia do Farmacêutico, campanha Janeiro Branco, Programa Recreio nas Férias da Cosap e programa de suporte a crianças e adolescentes vítimas de violência são alguns assuntos desta semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 16 e 20 de janeiro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Saúde realiza Semana H de combate à hanseníase

Durante todo o mês de janeiro a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando atividades voltadas à conscientização sobre a hanseníase, como parte da campanha Janeiro Roxo. Desde 2016 o Ministério da Saúde (MS) oficializou este mês e a cor roxa para campanhas educativas em todo o país.

2. Janeiro Branco: Política Nacional de Saúde Mental mudou modelo de atendimento no país

Publicada em 2001, a lei nº 10.216 tornou-se um marco ao definir os direitos em saúde das pessoas com transtornos mentais e deixando claras diretrizes no seu atendimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), como o respeito à cidadania e também que estes pacientes devem ser tratados preferencialmente em serviços comunitários de saúde mental.

3. Cosap participa do Projeto Recreio nas Férias

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), participa, pela primeira vez, do Programa Recreio nas Férias, da Secretaria Municipal da Educação (SME), que chega à sua 41ª edição. As atividades ocorrem de segunda a sexta-feira, entre os dias 16 e 27 de janeiro, exceto no dia 25, por conta do aniversário da cidade de São Paulo. Ao todo, serão recebidas cerca de 700 crianças dos 4 aos 14 anos de idade.

4. Saúde possui equipes especializadas no acompanhamento a crianças e jovens vítimas de violência

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem hoje estruturado na zona sul da capital um programa de suporte a crianças e adolescentes vítimas de violência que é referência dentro da Parceria Global pelo Fim da Violência contra Crianças e Adolescentes, iniciativa criada em 2016 e liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU).

5. No Dia do Farmacêutico, Saúde destaca atuações e projetos na capital

O Dia do Farmacêutico, comemorado nesta sexta-feira (20), aponta para a importância deste profissional nos estabelecimentos de saúde. Na capital, eles desempenham papel fundamental na construção e manutenção da oferta de serviços que visam a melhora da qualidade de vida da população.