Capital celebra Dia Internacional da Medicina Integrativa

Há 21 anos a cidade de São Paulo conta com a área técnica de Práticas Integrativas Complementares em Saúde (Pics) na Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde

O Dia Internacional da Medicina Integrativa, comemorado no dia 23 de janeiro, é uma data que reforça a importância do uso de tecnologias leves e dos saberes tradicionais dos povos no cuidado da saúde.

Ainda no final dos anos 1970 a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a importância das práticas integrativas como uma forte aliada na promoção, prevenção e tratamento da saúde, à medida em que elas oferecem uma visão integral do indivíduo em seu processo de adoecimento.

Pics na capital

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) oferece, desde 2001, de forma conjunta à medicina convencional, modalidades como acupuntura, fitoterapia e homeopatia, fitoterapia e plantas medicinais, práticas corporais chinesas, meditação, dança circular, yoga, entre outras.

Além dos Centros de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS), estas práticas são oferecidas em vários estabelecimentos da rede municipal, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Convivência e Cooperativa (Cecco), Unidade de Referência em Saúde do Idoso (Ursi) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Confira algumas dessas novidades que a SMS oferece para complementar o tratamento convencional.

• Meditação: é uma técnica de relaxamento que exercita a concentração e possibilita a tomada de consciência dos pensamentos e emoções antes de agir, modificando a maneira como percebemos o mundo dentro e fora de nós.

• Danças Circulares: as danças circulares resgatam a alegria por meio da comunicação não-verbal, coreografia tradicionais e contemporâneas. Elas são um rico instrumento de promoção de saúde, disseminação da cultura de paz e de inclusão social.

• Tai Chi Pai Lin: os exercícios têm como objetivo preservar e recuperar a energia vital, eliminar tensões, aumentar a resistência imunológica por meio do equilíbrio energético; fortalecer o sistema nervoso potencializando a equalização das funções psíquicas e emocionais.

• Acupuntura: recurso terapêutico que promove a inserção de agulhas em determinadas partes do corpo, locais escolhidos para prevenir e tratar doenças

A prática é indicada para diversos casos, como quadros dolorosos, doenças respiratórias, neurológicas e mentais.

Para iniciar qualquer prática integrativa oferecida pelo SUS da capital, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência e solicite informações sobre as modalidades e horários que são ofertadas na rede municipal de saúde.

Os endereços das UBSs estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.