Capão Redondo ganha Centro de Especialidades Odontológicas

CEO é a 31ª Unidade da capital e referência para as outros serviços da atenção primária da região

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entregou, nesta segunda-feira (23), o 31º Centro de Especialidades Odontológicas da capital. A nova unidade está localizada no bairro do Capão Redondo, zona sul da cidade, que tem população superior a 300 mil habitantes. O CEO passará a ser referência para as unidades da atenção primária da região.

"Além dos serviços ofertados na atenção primária, hoje, uma pessoa que tem uma emergência odontológica a qualquer hora do dia ou da noite pode recorrer a uma das nove UPAs 24h que nós inauguramos. Isso é ter o olhar voltado para a população", destacou o prefeito Ricardo Nunes.

O CEO II Capão Redondo ofertará atendimentos do chamado nível secundário, apenas especialidades. A unidade tem capacidade para realizar até 2.200 procedimentos mensais entre endodontia, cirurgia oral de menor grau, periodontia e atendimento aos pacientes com algum tipo de deficiência, além de outras 94 vagas distribuídas nas especialidades de ortodontia, ortopedia e dor orofacial.

A foto mostra uma sala de atendimento odontológica equipada com cadeira, equipamentos e ar condicionado; ao longo de uma das paredes está um balcão com lavatório de um lado e notebook e impressora de outro           Uma das salas de atendimento do novo CEO (Foto: Acervo SMS)          

A unidade contará com vários especialistas e auxiliares em saúde bucal. Serão 31 profissionais utilizando uma estrutura física composta por 14 salas. "Essa região é responsável por 70% do atendimento SUS dependente e precisa deste serviço. Trata-se de um equipamento que vai oferecer implantes dentais e estamos próximos ao hospital Campo Limpo, isso permitirá uma contrarreferência com a unidade hospitalar para atender esse tipo de especialidade. Também significa um avanço na saúde”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

O investimento total no equipamento foi de R$ 610 mil. O valor de custeio mensal será de R$ 279 mil.

"O CEO será pioneiro na especialidade de implantodontia e vem atender uma necessidade da região em referências odontológicas. A gestão municipal tem ampliado muito o acesso da população em saúde bucal no município", enfatizou a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidade e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino.

"Trata-se de um equipamento com uma infraestrutura sem igual. É o primeiro CEO com sistema mecanizado de troca de ar. Dispõe de equipamentos de última geração e uma equipe bastante qualificada, com todos os especialistas. O equipamento ainda vai atender pessoas com deficiência", afirmou o cirurgião-dentista e gerente da unidade Francis Henrique do Nascimento Tsurumaki.

Cícera Nice, profissional autônoma e moradora de Capão Redondo, ressaltou a importância da entrega do novo CEO II. "Hoje em dia é muito caro ir ao dentista, então, é maravilhoso que a prefeitura ofereça esse serviço para todos nós", afirmou.

Os atendimentos para o CEO já estão sendo referenciados pela rede municipal e o equipamento funcionará de segunda a sábado, das 7h às 18h, a partir do dia 1º de fevereiro.