Conheça o projeto Lar Temporário, destinado a voluntários que desejam cuidar de animais

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode receber cães e gatos que precisam de atenção especial durante um curto período

A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolve um projeto chamado Lar Temporário, destinado a pessoas que tenham disponibilidade para cuidar de animais que necessitem de uma atenção especial durante um determinado período.

O Lar Temporário de cães e gatos abrigados na Cosap, é voltado prioritariamente para atender filhotes que precisam de cuidados específicos com a alimentação, além de fêmeas que acabaram de dar cria. O programa foi desenvolvido para intensificar o cuidado com animais que, antes de serem colocados para adoção pela Coordenadoria, precisam receber atenção redobrada e um lugar aconchegante até que possam estar prontos para a castração.

“Filhotes recém-nascidos, por exemplo, precisam ser alimentados em curtos intervalos de tempo, inclusive à noite, com disposição e disciplina, por esse motivo, os participantes do programa são pessoas que verdadeiramente amam os animais”, pondera a médica veterinária da Cosap, Telma Rocha.

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode se candidatar para participar do projeto. No entanto, é necessário prestar atenção se a casa está adaptada para receber esse animal e o indivíduo realmente tem tempo para se dedicar às condições especiais que esse pet necessita.

Vale destacar que enquanto o animal estiver no lar temporário continua a receber toda assistência da Prefeitura Municipal de São Paulo, tanto com alimentação quanto com tratamento. Assim que ele tiver condições de ser castrado e preparado para adoção, deve retornar para a Cosap.

Se a pessoa acredita que se enquadra nesse perfil e deseja ser voluntária para o Lar Temporário, basta mandar um e-mail para cosap@prefeitura.sp.gov.br com o documento de identificação com foto e Certificado de Pessoa Física (CPF), além do comprovante de endereço. Será realizada entrevista e, se estiver tudo certo, ela assinará um termo de compromisso. Depois, é só aguardar a chegada do primeiro animal que precisa de cuidados e apoio.