Castração de animais: saiba como solicitar o serviço gratuito na capital

Cosap disponibiliza procedimento para cães e gatos com idade entre três meses e 10 anos de vida

A castração é um ato de cuidado e responsabilidade com o animal de estimação, uma vez que, além de prevenir ninhadas indesejadas, a cirurgia é extremamente benéfica para a saúde de cães e gatos.

As fêmeas quando castradas têm seu aparelho reprodutor removido, não ficando expostas a infecções uterinas como, por exemplo, a piometra, uma doença muitas vezes silenciosa que pode levar à morte. Também não entram mais no cio, poupando seus donos de lidar com os períodos de sangramentos do animal e possíveis transtornos com outros cães. Já nos machos, reduz-se a probabilidade de problemas de próstata e evita o câncer no testículo, além de diminuir significativamente a necessidade de marcar território pela urina.

O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG) é um serviço da Prefeitura Municipal de São Paulo oferecido à população pela Lei Municipal nº 13.131/2001. Nesses anos de atuação mais de um milhão e quatrocentos mil animais foram esterilizados cirurgicamente. Somente em 2022, foram realizadas 102.755 castrações gratuitas no município.

Vale destacar que os cães e gatos castrados pelo programa do município, a cargo da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), são, ainda, identificados por microchip, vacinados contra a raiva e registrados com o Registro Geral do Animal (RGA).

Como funciona

Para solicitar o serviço, o tutor deve ser maior de idade, morar na cidade de São Paulo e possuir um animal de estimação com idade entre três meses e 10 anos. O atendimento pode ser feito pelas clínicas veterinárias contratadas, mediante cadastro prévio dos interessados, que devem obter o Termo de Encaminhamento e escolher a clínica contratada da prefeitura de sua preferência para a realização da cirurgia. O tempo médio de atendimento pode variar de acordo com a clínica escolhida. Confira uma estimativa de prazo aqui.

O Termo de Encaminhamento pode ser obtido tanto presencialmente quanto online. Se a pessoa preferir a opção presencial, após agendamento, deve comparecer a uma das Praças de Atendimento portando os documentos obrigatórios. Nessa etapa não é necessário levar o animal. Depois do termo emitido, é só aguardar o contato da clínica para agendar a cirurgia e receber as orientações gerais.

Se preferir online, o processo é ainda mais simples e indicado pela Cosap . Basta buscar o serviço "Castrar cães e gatos gratuitamente" no menu animais do Portal SP 156 e fazer seu cadastro. Em seguida basta preencher um formulário online informando os dados do animal que deseja castrar. Você também precisará enviar pelo próprio sistema os documentos obrigatórios para solicitação do serviço. Depois disso é só aguardar o contato da clínica para o agendamento e as orientações gerais.

Os documentos obrigatórios são:

• documento oficial com foto, constando RG e CPF do responsável pelo animal;
• comprovante de residência atualizado (emitido nos últimos 90 dias) em nome do responsável pelo animal;
• comprovante de vacinação contra raiva, quando houver.
• Foto do animal (que constará na carteirinha).

Mutirões

Além das clínicas veterinárias contratadas, a Cosap realiza mutirões que abrangem regiões classificadas como prioritárias, segundo critérios epidemiológicos, demográficos e sociais, destinado a atender à população de maior vulnerabilidade social e, portanto, menor acesso a serviços médicos veterinários.

Estes mutirões podem ocorrer tanto em espaços públicos quanto por meio das unidades móveis, conhecidas por Castramóveis e, por serem intinerantes, a população da região contemplada é informada com uma semana de antecedência, por meio de panfletos, cartazes, faixas, entre outros, no próprio bairro.