Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Projeto Lar Temporário para animais e vacinas para ISTs no SUS foram algumas notícias da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 23 e 27 de janeiro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Capão Redondo ganha Centro de Especialidades Odontológicas

Na última segunda-feira (23), a SMS entregou o 31º Centro de Especialidades Odontológicas da capital. A nova unidade está localizada no bairro do Capão Redondo, zona sul da cidade, que tem população superior a 300 mil habitantes. O CEO passará a ser referência para as unidades da atenção primária da região. A unidade tem capacidade para realizar até 2.200 procedimentos mensais. Saiba mais!

2. Conheça o projeto Lar Temporário, destinado a voluntários que desejam cuidar de animais

A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), da SMS, desenvolve um projeto chamado Lar Temporário, destinado a pessoas que tenham disponibilidade para cuidar de animais que necessitem de uma atenção especial durante um determinado período. É voltado prioritariamente para atender filhotes que precisam de cuidados específicos com a alimentação, além de fêmeas que acabaram de dar cria. O programa foi desenvolvido para intensificar o cuidado com animais que, antes de serem colocados para adoção pela Coordenadoria, precisam receber atenção redobrada e um lugar aconchegante até que possam estar prontos para a castração. Confira a matéria.

3. Gonorreia: infecção sexualmente transmissível tem teste e tratamento na rede pública

Transmitida por uma bactéria, a gonorreia atinge tanto homens quanto mulheres, e, quando não tratada, pode gerar uma escalada de problemas que vão da dor e inflamação na uretra (a chamada uretrite gonocócica) à infertilidade nos homens; nas mulheres, a doença pode evoluir de forma assintomática ou causar dor, sangramento e infertilidade, caso não seja diagnosticada e tratada. Os sintomas também podem incluir o reto e a garganta, com dor e alterações na fala (faringite gonocócica). Veja mais.

4. Saiba quais ISTs podem ser prevenidas por vacinas

As infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) são condições causadas por agentes como vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas de pessoa para pessoa, principalmente, por meio do contato sexual oral, vaginal e anal ou ainda por transmissão vertical, de mãe para filho, no caso de mulheres grávidas. O método mais eficaz de prevenção das ISTs continua ser o uso de camisinha externa ou interna. Algumas ISTs, no entanto, também podem ser prevenidas por meio de vacinas disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). É o caso do papilomavírus humano (HPV) e da hepatite B. Confira!

5. Castração de animais: saiba como solicitar o serviço gratuito na capital

A castração é um ato de cuidado e responsabilidade com o animal de estimação, uma vez que, além de prevenir ninhadas indesejadas, a cirurgia é extremamente benéfica para a saúde de cães e gatos. O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG) é um serviço da Prefeitura Municipal de São Paulo oferecido à população pela Lei Municipal nº 13.131/2001. Nesses anos de atuação mais de um milhão e quatrocentos mil animais foram esterilizados cirurgicamente. Somente em 2022, foram realizadas 102.755 castrações gratuitas no município. Veja como solicitar.