Auriculoterapia é sucesso entre as Pics oferecidas na rede municipal

Terapia oriunda da Medicina Tradicional Chinesa é oferecida na maioria das unidades de saúde, a partir das capacitações organizadas pela área técnica de Saúde Integrativa

Dentre as várias práticas de medicina integrativa disponíveis na rede municipal, um dos destaques é a auriculoterapia. Na visão da medicina tradicional chinesa o corpo humano apresenta vários microssistemas, ou seja, uma parte do corpo, nesse caso a orelha, representa todo o corpo humano.

A auriculoterapia é uma técnica pouco invasiva, de eficácia comprovada, sendo empregada para o alívio das dores em geral, estresse, ansiedade, insônia e equilíbrio dos órgãos internos, entre outras indicações. Geralmente são utilizadas sementes de mostarda aderidas a um esparadrapo e previamente preparadas; depois, estas são inseridas em locais da orelha correspondentes ao órgão que se tem por objetivo trabalhar.

Reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), as terapias integrativas possuem uma abordagem holística, propondo-se a auxiliar na resolução de problemas físicos, mentais e emocionais. Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a acupuntura auricular pode ser indicada após avaliação clínica por profissionais, sendo indicada como tratamento principal ou em associação com outros recursos terapêuticos.

Foi por meio da área técnica de Saúde Integrativa (Pics) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) que a acupuntura auricular passou a ser disponibilizada desde 2017 nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos Centros de Referência em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CRPICS). Somente em 2022 ocorreram 213.567 procedimentos de auriculoterapia nas unidades da rede municipal de saúde.

Para ter acesso à terapia é necessário procurar a UBS mais próxima de sua residência. Os endereços de todos os equipamentos estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.