Saúde promove rodas de conversa em alusão à campanha Janeiro Branco

Os encontros fazem parte do projeto Cápsula do Tempo, promovido pela Coordenadoria Regional Centro; profissionais de saúde também registram seus sentimentos em papel, para serem lidos em janeiro de 2024

As ações de cuidado e prevenção em saúde mental que marcam a campanha Janeiro Branco e seguem ao longo de todo o ano não se resumem à população que busca os equipamentos de saúde da capital. Pensando em quem cuida e acolhe esta população, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também desenvolve iniciativas relacionadas à saúde mental dos trabalhadores da rede de equipamentos da capital.

Uma dessas iniciativas, intitulada Cápsula do Tempo, vem sendo desenvolvida pela Coordenadoria Regional Centro e tem como objetivo envolver os profissionais em rodas de conversas nos 33 equipamentos de saúde do território, com o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

A dinâmica ganhou ainda outro elemento simbólico: uma folha em branco na qual os profissionais são convidados a registrar sentimentos como alegria, frustração, amor, empatia, tristeza e, também, sonhos, desejos, expectativas, para em seguida depositar na cápsula.

A ideia de “encapsular” as emoções e sensações do momento para acessá-las após 365 dias (o material depositado será lido em janeiro de 2024) funciona como um retrato do presente para ser analisado no futuro e foi desenvolvido para combater uma dinâmica comum da vida da maioria das pessoas, a de não observar e falar sobre os próprios sentimentos, o que, com o tempo, pode levar à depressão, ansiedade ou outros problemas emocionais.

O caminho percorrido pela Cápsula do Tempo nos equipamentos de saúde da região central pretende contemplar o maior número de profissionais, como médicos, enfermeiras, seguranças, assistentes administrativos, terapeutas ocupacionais, dentistas, psicólogas, entre outros, sensibilizando-os para a necessidade do cuidado constante com a saúde mental.