Saúde da capital monta logística para atendimento médico no Carnaval

Gestão municipal está contratando 600 diárias de ambulância e terá ainda 20 postos médicos e 500 profissionais à disposição dos foliões que participarão do desfile dos blocos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) terá uma logística especial de assistência médica de urgência e emergência durante os desfiles de blocos de rua do Carnaval 2023. Os serviços serão ofertados de acordo com o número diário de eventos.

Para o atendimento aos mais de 600 blocos inscritos, estão sendo contratadas 600 diárias de ambulâncias, sendo 500 estruturadas para atendimentos básicos e 100 de suporte avançado à vida (UTIs móveis). A estrutura destinada aos chamados megablocos (expectativa de 40.000 a 500.000 pessoas), que terão trajetos fixos pré-estabelecidos (aproximadamente 15), contará com 20 postos médicos, com três desses fixos em pontos estratégicos da cidade, que estarão localizados no Largo do Paissandu e nas praças do Patriarca e da República. Também estarão de prontidão 500 profissionais divididos em 100 ambulâncias, das quais 80 destinadas ao atendimento básico e 20 de suporte avançado à vida.

“A Saúde organizou toda a estratégia para o atendimento médico durante o Carnaval deste ano, aproveitando as experiências dos anos anteriores. A própria Saúde Municipal vai construir a estrutura dos pontos, deixando disponível para a população leitos de observação e de emergência”, explica o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

“Colocamos uma central de regulação na rua Ribeiro de Lima, 158, sede da Copom [Central de Operações da Polícia Militar], junto com o Corpo de Bombeiros e o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência], tudo em um único local, controlando os encaminhamentos da cidade de São Paulo. Então, os blocos também terão suporte de ambulâncias para levar aos hospitais, caso seja necessário”, complementou o secretário.

Sambódromo
Durante os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, a assistência médica pré-hospitalar local será realizada por uma empresa privada especializada nos tipos de atendimento que estão previstos nessas ocasiões. O plano de atendimento médico apresentado por essa empresa deverá ser avaliado e aprovado pela SMS.

A SMS esclarece ainda que o Samu continuará prestando assistências pré-hospitalar aos cidadãos. Todas as unidades de saúde 24h da rede municipal também seguirão funcionando durante o Carnaval.