Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Auriculoterapia, Dia da Visibilidade Trans, abertura de vacinação contra Covid-19 para todos os bebês a partir de 6 meses, atendimento em saúde no Carnaval e prevenção da gravidez na adolescência são alguns assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 30 de janeiro e 03 de fevereiro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1. Auriculoterapia é sucesso entre as Pics oferecidas na rede municipal
Dentre as várias práticas de medicina integrativa disponíveis na rede municipal, um dos destaques é a auriculoterapia. Na visão da medicina tradicional chinesa o corpo humano apresenta vários microssistemas, ou seja, uma parte do corpo, nesse caso a orelha, representa todo o corpo humano.

2. Saúde celebra o Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis
A construção da Política Nacional de Saúde Integral LGBTQIAP+, instituída em 1º de dezembro de 2011 pelo Ministério da Saúde (MS), visa não só o acesso irrestrito destes grupos à saúde, mas a equidade social. Por isso, neste 29 de janeiro, data em que se comemora o Dia Nacional da Visibilidade de Transexuais e Travestis, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca o atendimento feito nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para essa população.

3. A partir desta quinta (2), capital vacina toda população de crianças de 6 meses a 2 anos contra a Covid-19
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia nesta quinta-feira (2) a vacinação de todas as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias de idade contra a Covid-19. Além disso, crianças de 5 a 11 anos que já estejam imunizadas com as duas primeiras doses (D1 e D2) poderão receber a dose de reforço (D3).

4. Saúde alerta sobre consequências da gravidez na adolescência
A gravidez durante a adolescência está correlacionada a múltiplos fatores e, por vezes, exige esforços de distintos setores públicos, como as áreas da saúde e educação, além dos demais setores da sociedade civil.

5. Saúde da capital monta logística para atendimento médico no Carnaval
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) terá uma logística especial de assistência médica de urgência e emergência durante os desfiles de blocos de rua do Carnaval 2023. Os serviços serão ofertados de acordo com o número diário de eventos.