Samu recebe visita de integrantes da Saúde de Sergipe

A equipe conheceu a central do serviço e trocou experiências com profissionais da unidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), recebeu, na última quinta-feira (2), a visita de integrantes da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe e do Samu Aracaju. O encontro teve como principal objetivo mostrar a atuação do serviço na capital, com troca de experiências e apresentações das ações que fazem do Samu de São Paulo uma referência no Brasil.

"É muito importante esse 'intercâmbio' para troca de informações e experiências. Nós mostramos o que o Samu de São Paulo está fazendo e também aprendemos com as práticas deles. Um encontro bastante enriquecedor que tem como objetivo ampliar nossas melhorias com impactos positivos no atendimento ao usuário", afirma Maísa Ferreira dos Santos, diretora-geral do Samu.

A foto mostra um grupo de 13 pessoas, homens e mulheres, em frente a um grande painel onde se lê "Samu - SP 192"; no centro está a diretora-geral do Samu; ela veste um conjunto cor-de-rosa e está de cabelos presos

A equipe do Samu com os visitantes; ao centro (de rosa), a diretora-geral Maísa F. dos Santos

(Foto: Acervo SMS)

Os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da central do Samu e conversar com os profissionais sobre práticas que servem de inspirações. “Foi uma experiência importante e gratificante. Conhecemos o sistema que o Samu utiliza, a comunicação realizada entre o atendimento do serviço móvel com a área hospitalar da cidade de São Paulo. Para a assistência do paciente ser completa, precisa realmente da interação entre eles. Também foi possível conhecer os cursos e treinamentos realizados pelo Samu”, disse Claudivânia Farah, coordenadora estadual de assistência hospitalar e urgência da Secretaria de Estado da Saúde de Sergipe.

“Está sendo muito enriquecedor. Conseguimos identificar muitos pontos de melhorias, possibilidades de atender o nosso público usuário de urgência e emergência e encontrar novas soluções. É uma realidade diferente da nossa e isso vai favorecer adaptações e mudanças de condutas, comportamentos organizacionais e de gestão”, avaliou Cíntia Guerra, assessora da Superintendência do Samu de Aracaju.

Pioneirismo do Samu

O Samu da capital comemorou 30 anos em 2022. Somente no ano passado, foram atendidas 223.685 ocorrências na capital. Entre as ações pioneiras, está a implementação, no ano passado, do Serviço de Avaliação de Qualidade (SAQ), que monitora a experiência dos munícipes durante todas as etapas do atendimento, desde o primeiro contato telefônico até a chegada do paciente ao hospital.

Em outubro de 2022, 459 pesquisas de avaliações foram feitas pelo SAQ de ocorrências atendidas, que revelaram resultado bastante positivo: 93% avaliaram com notas de 8 a 10 os quesitos gentileza e acolhimento por parte da equipe.