Saúde realiza live sobre leucemia nesta quarta-feira (15)

O evento online, que acontece no Youtube e no perfil do Instagram da SMS, faz parte das ações do Fevereiro Laranja, de conscientização sobre a doença

Fevereiro Laranja marca o mês voltado à conscientização e prevenção da leucemia e sobre a importância da doação de medula óssea. Para falar sobre o assunto, nesta quarta-feira (15) às 14h a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza uma live com a oncologista pediátrica Ana Virginia Lopes de Sousa, responsável pelo tratamento de leucemias no Hospital Graac-Unifesp. Ela conversará com o jornalista e coordenador de plataformas digitais da SMS, Renato Damião.

A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos caracterizada pelo acúmulo de células defeituosas na medula óssea, o que prejudica a produção das células sanguíneas saudáveis que dão origem aos glóbulos brancos (leucócitos), vermelhos (hemácias ou eritrócitos) e as plaquetas.

A doença ocupa a nona posição nos tipos de câncer mais comuns em homens e a 11ª em mulheres, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), com a estimativa de que a cada ano do triênio 2020-2022 sejam diagnosticados, no Brasil, 5.920 novos casos em homens e 4.890 em mulheres. A doação de medula óssea (de onde se retira as células-tronco) é uma das formas de tratamento de pessoas com doenças que comprometem a produção de células sanguíneas, como a leucemia.

Na Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que funcionam como a porta de entrada da rede municipal de saúde, e também nos equipamentos de atenção secundária, para onde os munícipes são encaminhados a partir das UBSs, são realizados o diagnóstico e encaminhamento para o tratamento da leucemia.

A live será exibida, simultaneamente, no canal do Youtube da SMS e no perfil do Instagram.

Serviço
Fevereiro Laranja – live com a oncologista pediátrica Ana Virginia Lopes de Sousa
Data: quarta-feira (15), às 14h