Carnaval e PrEP: conheça o método de prevenção ao HIV disponível no SUS

A profilaxia pré-exposição possibilita que pessoas soronegativas, mas que estão expostas ao HIV, possam se prevenir tomando um comprimido de antirretroviral por dia; método preventivo está disponível gratuitamente na rede municipal

A profilaxia pré-exposição (PrEP) é um método preventivo que consiste no uso diário de um comprimido antirretroviral por pessoas que não vivem com o HIV, mas que estão expostas à infecção.

Oferecido por meio da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a PrEP é disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2018 e prioriza pessoas que vivem em situação de maior vulnerabilidade ao HIV, como gays e outros homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, homens e mulheres transexuais, travestis e casais sorodiferentes (quando um tem HIV e o outro não).

Desde que a rede municipal de saúde iniciou a oferta gratuita de PrEP à população, cerca de 23 mil cidadãos já foram atendidos por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Assistência Médica Ambulatorial (AMA), Unidade Pronto Atendimento (UPA), Serviço de Atenção Especializada (SAE), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), Rede Sampa Trans, Prontos Socorros Municipais (PSMs), Prontos Atendimentos (PAs) e pelo projeto PrEP na Rua.Vale destacar que a PrEP não imuniza contra outras ISTs. Portanto, neste caso é recomendado outros métodos de proteção, como o uso de preservativo interno e externo.

PrEP no Carnaval
A Coordenadoria de IST/Aids da SMS vai realizar ações extramuros por diversas regiões da capital com o projeto “PrEP na Rua”, que busca expandir o acesso dessa outra forma de prevenção ao HIV, especialmente para os segmentos mais vulneráveis da população. Além dos testes rápidos de HIV, os usuários poderão realizar o teste para sífilis. Serão mais de 30 ações ao todo, divulgadas no site e nas redes sociais da SMS.

Saiba mais acessando a página da Coordenadoria de IST/Aids.