Samu combate trotes com atividades educativas

Em, 2022, chamadas falsas somaram mais de 5.700 ligações ao mês para o serviço

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atende em média 3.676 ligações por dia de munícipes em busca de ajuda para emergências médicas. Mas não só. Em 2022, destas ligações atendidas pelo serviço todos os dias, 188, em média, foram trotes, o que presenta 5.709 ligações ao mês. Outro dado relevante é que a maior parte dos trotes diários (142) foram praticados por adultos.

“Vale lembrar que cada ligação de alguém simulando uma falsa emergência representa uma linha e um profissional ou mesmo uma equipe inteira ocupados, em um tipo de atendimento no qual a agilidade e a presteza são essenciais”, diz Maísa Ferreira dos Santos, diretora do Samu 192.

A prática de trote é crime, previsto pelo artigo 266 do Código Penal Brasileiro, passível de multa ou detenção, sendo que o responsável pela linha telefônica da qual partiu o trote pode ser condenado de um a seis meses de reclusão. Afinal, ocupar uma linha destinada ao atendimento de emergências e deslocar equipes sem necessidade coloca outras vidas em risco.

Ação educativa em escolas
Para combater esse tipo de cultura danosa à saúde e ao bem comum, o Samu desenvolve atividades de educação e conscientização de estudantes, por meio do projeto Amigos do Samu, voltado a alunos do primeiro ao quinto ano fundamental de instituições públicas e particulares da capital. Desde que foi criado, há 14 anos, o Amigos do Samu alcançou mais de 54 mil crianças.

O projeto leva para as escolas a prática do atendimento do Samu, inclusive com a presença de uma ambulância, o que permite uma imersão das crianças na rotina do atendimento realizado pelos técnicos e profissionais de saúde, além de esclarecer que tipo de ocorrências são consideradas emergências. Esse discernimento ajuda a reduzir o número de trotes. O público infantil respondeu por cerca de um quarto dos falsos chamados recebidos pelo Samu no ano passado.

Samu completou 30 anos em 2022
Em 2022 o Samu completou 30 anos na cidade de São Paulo. Desde sua criação, em 1992, foram abertas cerca de 8,6 milhões de ocorrências. De acordo com o Serviço de Avaliação de Qualidade (SAQ), que monitora a experiência dos munícipes durante todas as etapas do atendimento, desde o primeiro contato telefônico até a chegada do paciente ao hospital, no período de outubro a dezembro de 2022 foram entrevistados 3.433 munícipes, dos quais cerca de 91,4% avaliaram com notas de 8 a 10 os quesitos gentileza e acolhimento por parte da equipe da ambulância, e 85,2% disseram confiar no atendimento do Samu.