Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Ações da Saúde no Carnaval de São Paulo, Dia D de atualização vacinal, estudo epidemiológico e diagnóstico e prevenção da sífilis são alguns dos assuntos da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 12 e 17 de fevereiro para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

Saúde oferece ampla estrutura médica e ações preventivas para o Carnaval de São Paulo
Após as festividades que inauguraram oficialmente a temporada de folia na cidade de São Paulo no último fim de semana, o Carnaval levará centenas de blocos e milhões de foliões às ruas e avenidas da capital entre os dias 17 e 21 de fevereiro. E mais uma vez a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibilizará uma ampla estrutura para o atendimento médico durante o desfile dos blocos inscritos no Carnaval de rua.

Saúde: confira o que abre no Carnaval
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que, na segunda e terça-feira de Carnaval, 20 e 21 de fevereiro, e Quarta-Feira de Cinzas (22), com o ponto facultativo, estarão abertas as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Integradas, além dos Hospitais Municipais (HMs), Prontos-socorros Municipais (PSMs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Na quarta-feira, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) atenderão a partir das 12h.

Capital promove Dia D para atualização vacinal de crianças de 0 a 5 anos da rede municipal de ensino
A Prefeitura de São Paulo, em parceria com as secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (SME), promove nesta quarta-feira (15), o Dia D de Intensificação Vacinal para os alunos da rede municipal de educação infantil. Organizada pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e Coordenadoria da Atenção Básica (CAB), com o apoio das unidades escolares, a mobilização foi iniciada no 1º dia do ano letivo, em 6 de fevereiro, com a distribuição de cartões da Declaração de Vacinação Atualizada (DVA) a pais e responsáveis de alunos de 0 a 5 anos de idade matriculados em creches e na pré-escola do município.

Saúde entrevista 3,7 mil pessoas na primeira fase do estudo epidemiológico sobre possíveis casos de tireoidite de Hashimoto na zona leste
A primeira fase do estudo epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) para avaliar a eventual correlação entre possíveis casos relatados de tireoidite de Hashimoto e a poluição ambiental causada pelo Polo Petroquímico de Capuava (PPC), concluída em 28 de janeiro, entrevistou 3.703 pessoas nos bairros de São Rafael, São Mateus e Sapopemba, na zona leste da capital.

Saúde reforça importância da prevenção e diagnóstico da sífilis
A sífilis é uma infecção causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida durante a relação sexual desprotegida com pessoa infectada, ou da mãe para o bebê durante a gestação através da placenta ou canal de parto (transmissão vertical). A doença é exclusiva do ser humano e possui cura, desde que diagnosticada e tratada precocemente. O diagnóstico é feito por exame de sangue, e quanto antes for iniciado o tratamento, melhores as chances de evitar complicações. Além disso, as parcerias sexuais da pessoa infectada também devem ser testadas e tratadas, pois ao longo do tempo a sífilis pode provocar cegueira, paralisias, doenças neurológicas e no coração.