Saúde municipal promove baile de Carnaval para idosos

Atividades coletivas têm como objetivo a integração e o fortalecimento das habilidades sociais

O Carnaval chegou e a folia é para todos. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Programa de Acompanhantes de Idosos (PAI) e das Unidades de Referência à Saúde do Idoso (Ursis), promoveu nesta sexta-feira (17) uma série de ações dedicadas à população idosa.

As atividades tiveram como objetivo a integração e o fortalecimento das habilidades sociais dessas pessoas. Além disso, a SMS utilizou a festividade para educar os idosos sobre como o movimento consciente é um grande aliado no alívio da dor.

Em parceria com o Centro de Convivência e Cooperativa (Cecco) Perus, o PAI da região promoveu, por exemplo, orientação sobre fibromialgia e práticas corporais como alongamento e dança. O grupo finalizou a agenda como muita moda de viola e marchinha de Carnaval. Enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, nutricionistas e farmacêuticos participaram das ações.

Na imagem, há diversos idosos fantasiados dançando em um espaço decorado para o Carnaval

Atividades promoveram a integração e o fortalecimento das habilidades sociais dos idosos (Foto: SMS/Divulgação)

A cidade de São Paulo conta com 13 Ursis e 50 equipes do PAI. Além disso, todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) oferecem, por meio do programa Nossos Idosos, uma programação específica para essa população que vai desde o acolhimento até o atendimento individual ou coletivo. Todos os fluxos e serviços estão organizados na Rede de Atenção à Pessoa Idosa (Raspi).

As 50 equipes do PAI são compostas, cada uma, por assistente social, enfermeiro, médico, acompanhantes, motorista e profissional administrativo. A média de idosos acolhidos por mês é de 6 mil. Para participar do programa, a pessoa deve ter a partir de 60 anos de idade, cadastro na UBS mais próxima de sua residência, ter sido submetido a uma avaliação multidimensional e apresentar um dos seguintes critérios: dependência funcional nas atividades da vida diária decorrentes de agravos à saúde; mobilidade reduzida; dificuldade de acesso aos serviços de saúde; insuficiência no suporte familiar e social; isolamento ou exclusão social ou risco de institucionalização.

O PAI disponibiliza atendimento domiciliar com a prestação de serviços por equipe técnica e acompanhantes, para apoio e suporte nas atividades e necessidades diárias, com o objetivo de promover assistência integral à saúde de idosos em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social.

Prêmio
Em outubro de 2022, o PAI venceu o prêmio espanhol Boas Práticas 2022. A premiação, concedida a cada dois anos em comemoração ao Dia Internacional do Idoso celebrado em 1º de outubro, é uma iniciativa da Fundación Pilares – para la autonomía personal (Fundação Pilares – para a autonomia pessoal), entidade sem fins lucrativos que apoia a dignidade ao longo da vida por meio da inovação, do conhecimento e da cooperação.