Saúde municipal realiza 371 atendimentos a foliões no sábado de Carnaval

Profissionais, equipamentos e ambulâncias garantem assistência médica no primeiro dia oficial da festa na capital

 A logística de atendimento médico organizada pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), dedicada aos foliões da capital, registrou, neste sábado (18), 371 atendimentos nos 16 postos médicos espalhados pela cidade, além de 21 remoções para unidades hospitalares.

 Neste sábado (18), a estrutura montada pela SMS para o Carnaval contou com 467 profissionais, com equipes compostas por 208 brigadistas, 48 médicos, 48 enfermeiros, 96 técnicos de enfermagem, 16 assistentes administrativos, 16 assistentes de tecnologia, 11 supervisores técnicos, além de 22 profissionais da equipe da sala de situação e regulação e dois coordenadores gerais. O socorro e a remoção nos postos ficaram a cargo de 173 ambulâncias, sendo 144 básicas e 29 com unidade de terapia intensiva (UTI).

As principais causas dos atendimentos ao longo do dia foram náusea e vômito, ferimento e corte, dor de cabeça, ansiedade, tontura, mal-estar e fadiga.

Logística da Saúde para a semana de Carnaval
A SMS organizou uma logística especial de assistência médica de urgência e emergência durante os desfiles de blocos de rua do Carnaval 2023. Os serviços são ofertados de acordo com o número diário de eventos.

Sambódromo
Durante os desfiles das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, a assistência médica pré-hospitalar local foi realizada por uma empresa privada especializada nos tipos de atendimento previstos nessas ocasiões.