Cosap arrecada produtos para cães e gatos vítimas das chuvas no litoral norte durante Bloquinho Pet neste sábado (25)

Evento terá também serviços gratuitos de identificação por microchip, Registro Geral do Animal (RGA), vacinação antirrábica, além de um “cãocurso” de fantasia

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoverá neste sábado (25) o primeiro Bloquinho Pet para os cães e gatos da cidade de São Paulo. O evento, organizado pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), será realizado das 8h às 17h, com serviços gratuitos de identificação por microchip, Registro Geral do Animal (RGA) e vacinação antirrábica. Além disso, haverá arrecadação de produtos para cães e gatos das famílias de São Sebastião, litoral norte do estado, que foram desabrigadas em razão das fortes chuvas que atingiram a região no último fim de semana. Os animais precisam de ração seca ou úmida (sachê ou latinha), caixa de transporte, coleira, guia, vermífugo, antipulga, areia para gatos, potes para água e xampu.

“Os animais também são vítimas dessa tragédia do litoral norte de São Paulo e, assim como seus tutores, também precisam de ajuda. Por isso aproveitamos o evento do Bloquinho Pet para entramos nessa campanha de doação e contamos com a sensibilização de quem puder dividir o que tem em casa com outros pets”, diz Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

Oferta de serviços no Bloquinho Pet

Embora a imunização contra a raiva e o registro dos animais sejam disponibilizados regularmente pela SMS, o microchip é concedido somente para os animais castrados pelo Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos (PPCRCG) do município. Sendo assim, o evento dá aos tutores que não castraram seus pets pela prefeitura a oportunidade de aproveitarem esse benefício.

“Precisamos reforçar a importância da identificação e do registro dos animais de estimação, já que essa é a forma possível de promover o reencontro do animal com o tutor, em caso de fuga”, ressalta Analy.

A implantação do dispositivo, o RGA e a vacinação antirrábica são destinadas a cães e gatos a partir de três meses de idade. “É importante lembrar que a raiva é uma doença que pode ser transmitida para os humanos pelo contato com a saliva infectada do animal, quando ocorre uma mordida ou arranhão. Por isso, vacinar o pet é a melhor forma de proteger a todos contra essa zoonose”, esclarece Luiz Carlos Barbosa Alves, diretor da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), área da Covisa responsável pelo monitoramento e controle de doenças transmitidas por animais.

O Bloquinho Pet será realizado na sede da Cosap e da DVZ, localizada na rua Santa Eulália, 86, em Santana, zona norte da capital. Para participar, é necessário que o tutor seja morador da cidade de São Paulo e apresente os seguintes documentos:

• foto do animal (que constará na carteirinha);
• documento de identificação oficial do tutor com foto e número de RG e CPF;
• mais recente comprovante de vacinação contra raiva do animal, se tiver;
• comprovante de endereço atualizado (emitido há no máximo 90 dias) e no próprio nome do responsável pelo(s) animal(is).

“Cãocurso" de fantasia pet e adoção

Para aproveitar o tema de Carnaval, durante o evento será realizado um concurso de fantasia voltado para os cães que comparecerem ao longo do dia. Eles serão fotografados e avaliados por uma comissão julgadora composta por três funcionários da Cosap, que decidirá qual o traje mais criativo. A opinião popular também será levada em consideração na hora da decisão.

O resultado será divulgado às 16h com fotos do pet vencedor publicadas no perfil oficial da SMS no Instagram. Podem participar do “cãocurso” cães de qualquer idade e porte, independentemente da região onde residam.

Além disso, vale destacar que o serviço de adoção de animais na Cosap funcionará normalmente das 9h às 17h.

SERVIÇO
Bloquinho Pet
Quando:
dia 25 de fevereiro, sábado, das 8h às 17h
Local: Cosap - rua Santa Eulália, 86, Santana (zona norte)
Serviços oferecidos: identificação por microchip, emissão de Registro Geral do Animal (RGA) e vacinação antirrábica; arrecadação de produtos para pets e o “cãocurso” de fantasia para cães. A adoção de animais funcionará normalmente.