Imunização contra hepatite A previne a doença em crianças

Na capital, o imunizante é aplicado na faixa etária dos 15 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; as UBSs e AMAs/UBSs Integradas também atualizam as cadernetas de vacinação

O processo de resistência imunológica no organismo de uma criança acontece de maneira gradativa. Nesta etapa inicial da vida, as vacinas são grandes aliadas dos bebês, pois são estes imunizantes que auxiliam no combate a doenças como a hepatite A.

Na capital, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seguindo o Calendário Municipal de Imunização (PMI), oferece ao público infantil a vacina contra hepatite A nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas.

A dose do imunizante ocorre aos 15 meses de vida dos bebês, mas vale ressaltar que a vacina está disponível para crianças de até 4 anos, 11 meses e 29 dias.

O que é a hepatite A
A hepatite A é uma inflamação aguda no fígado causada pelo vírus HAV. Ele é transmitido pelo contato humano oral-fecal (contato de fezes com a boca) com o patógeno. Segundo o Ministério da Saúde (MS), a doença, que também é conhecida como hepatite infecciosa, é uma patologia benigna, mas conforme a idade do indivíduo avança, os sintomas ficam mais evidentes e ela pode até levar à morte.

Uma das maneiras de transmissão do vírus acontece quando há a ingestão de água ou alimentos contaminados. Por isso, a recomendação de manter a higiene adequada dos mantimentos deve ser seguida.

Além desse cuidado alimentício, que também se estende para a dieta dos bebês, outra maneira de propagação da hepatite A é o contato pessoal entre as pessoas por meio da tosse, fala ou espirro que dispensa partículas de saliva. No caso das crianças, a contaminação pode acontecer em locais onde existam outros bebês como creches, berçários, pré-escolas ou playgrounds.

No estágio inicial, os sintomas apresentados pelos pacientes são fadiga, mal-estar, febre, dores musculares, desconforto abdominal e perda de apetite. Na etapa mais avançada da doença, a pele o os olhos ficam amarelados (icterícia), característica comum das hepatites.

A vacinação infantil é o meio mais eficaz para prevenir a hepatite A, lembrando que o vírus pode sobreviver por horas nas mãos e superfícies, e por períodos muito longos em alimentos sob refrigeração. No entanto, recomendações de higienização auxiliam no cuidado com a contaminação do vírus. Confira algumas orientações:

• antes do preparo, lavar verduras e legumes com água sanitarizada e corrente;
• lavar adequadamente as mãos antes e depois de usar o sanitário;
• cozinhar bem os alimentos, incluindo peixes e frutos do mar;
• após realizar a troca de fraldas, lembre-se de higienizar bem as mãos.

As unidades de saúde da capital vacinam as crianças de segunda à sexta das 7h às 19h. Para encontrar um endereço mais próximo, consulte a plataforma Busca Saúde da SMS.