Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

Vacina bivalente contra Covid-19 foi estendida para cidadãos com mais de 60 anos; Março Azul-Marinho alerta sobre o câncer colorretal; confira essas e outras notícias da semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 6 e 10 de março para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1.Pessoas com mais de 60 anos recebem vacina bivalente contra Covid-19 
Na última segunda-feira (6), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estendeu a vacinação contra a Covid-19 com o imunizante Pfizer bivalente aos cidadãos com mais de 60 anos. Além das faixas etárias de 60 e 70 anos, são elegíveis nesta etapa da vacinação os residentes em Instituições de Longa Permanência, funcionários destes estabelecimentos, além de pessoas com imunossupressão e indígenas com mais de 12 anos. Serão vacinadas as pessoas destes grupos que completaram o esquema básico ou que já receberam uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da dose mais recente recebida.

2. Março Azul-Marinho: campanha alerta para os riscos do câncer colorretal
Na luta contra o câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, de cólon ou reto, a campanha Março Azul-Marinho alerta para a prevenção e diagnóstico precoce da doença, que é tratável e altamente curável no estágio inicial. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima em 45.630 o número de novos casos da doença para cada ano do triênio 2023-2025 no Brasil, com taxas de incidência maiores na região Sudeste, em comparação com outras regiões. Esse número representa 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 entre homens e 23.660 entre mulheres.

3. Saiba mais sobre a vacina bivalente contra Covid-19 e quem pode recebê-la
A última “novidade” no esquema vacinal contra a Covid-19 na cidade de São Paulo foi a chegada, em 27 de fevereiro, da vacina bivalente, destinada a grupos prioritários. A SMS tirou dúvidas sobre esta vacina, que somente nos primeiros dez dias de aplicação levou 362.903 pessoas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital, sobre os públicos aos quais é destinada e também sobre o esquema vacinal em vigor na cidade contra a Covid-19, que abrange todas as faixas etárias.

4. Seminário sobre Doenças Raras discute políticas públicas e linhas de cuidado
Na segunda-feira, 6 de março, aconteceu o IV Seminário em Doenças Raras, no auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo, organizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde. Com o tema “Políticas públicas em doenças raras nas três instâncias de governo - do planejamento à realidade e perspectivas", o evento reuniu autoridades públicas, especialistas e também representantes de associações de pessoas com doenças raras, para discutir ações e iniciativas efetivas no acesso a tratamentos e medicamentos para a população.

5. Idosos do PAI Mooca participam de Terapia Comunitária Integrativa (TCI)
Implantada na rede municipal de saúde como parte das Práticas Integrativas Complementares (PICs), a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) está presente em vários equipamentos de saúde da capital, na forma de rodas abertas a todos na comunidade: mulheres, homens, crianças, jovens, adultos, idosos.