Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 13 e 17 de março para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana:

1.Saiba quais condições configuram quadro de imunossupressão

Atualmente, dentro do esquema vacinal contra Covid-19 ou mesmo contra outras doenças, existem vários públicos prioritários, os primeiros a receber a vacina sempre que as doses são liberadas para um novo grupo. São eles os idosos, gestantes, puérperas, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e pessoas com alto grau de imunossupressão.

2. Caps IV Redenção completa três anos com 7,5 mil atendimentos

Em março, o Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas IV (Caps AD IV) Redenção completa três anos de atuação na cidade de São Paulo. Localizado na Avenida Duque de Caxias, em meio a conhecida cena de usuários da região central, o equipamento funciona 24h em regime de portas abertas, seguindo as premissas dos demais 35 Caps AD distribuídos pela cidade, de atendimento integral às pessoas em situação de intenso sofrimento decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas. Nesses três anos, o equipamento realizou mais de 7,5 mil atendimentos.

3. Confira as ações de vacinação contra raiva de 16 a 31 de março

A vacinação de cães e gatos é a melhor forma de garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Além de ser uma das mais antigas zoonoses conhecidas pela humanidade, a raiva é uma doença infectocontagiosa provocada por um vírus, transmitido normalmente pelo contato da saliva de animais doentes, na pele ou mucosa por mordeduras ou escoriações.

4. Cultivo de hortas ajuda a promover saúde entre idosos e crianças

Eram pouco mais de 9h de uma quinta-feira ensolarada, e um grupo de cerca de 20 idosos, formado principalmente por mulheres, aguardava em uma área externa da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Miriam II, na região da Cidade Ademar, zona sul da capital. Sentados em bancos, cadeiras e nos aparelhos de ginástica instalados no local, eles não esperam atendimento médico, mas sim o início da apresentação da farmacêutica Patrícia Miyashiro, na roda de chá que acontece a cada 15 dias na unidade.

5. Prefeitura vacina gestantes e puérperas com Pfizer bivalente a partir de segunda-feira (20)

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia, a partir da próxima segunda-feira (20), a vacinação contra a Covid-19 com a Pfizer bivalente para grávidas e puérperas. O público é estimado em 130 mil mulheres.