Veja dúvidas de munícipes sobre a vacina bivalente

SMS responde questões sobre grupos prioritários e esquema vacinal

Todos os dias, as redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde recebem dúvidas de munícipes, que perguntam sobre os mais variados assuntos relacionados à Saúde. A seguir, compilamos sete questões sobre a vacina bivalente contra a Covid-19, enviadas nos últimos 15 dias por moradores de São Paulo. Confira as respostas dos técnicos da SMS.

1. Pessoas imunossuprimidas devem apresentar quais documentos para se vacinar com o imunizante bivalente?
- Documento de identificação.
- Comprovante de vacinação.
- Comprovante de condição de risco (receitas/relatórios físicos ou digitais, fotografia em celular, e demais formas desde que com identificação do paciente, CRM com carimbo do médico e na validade de dois anos de emissão).

2. Gestantes podem se vacinar com a vacina bivalente?
Sim, a vacina já está disponível para gestantes e puérperas, que também fazem parte do grupo prioritário, desde a última segunda-feira (20).

3. Pessoas que tomaram a Janssen também podem se vacinar com o reforço bivalente?
Sim. A aplicação da vacina bivalente também está sendo feita em pessoas que tomaram o imunizante da Janssen desde que façam parte dos grupos elegíveis:
- todos os Idosos com 60 anos ou mais;
- pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILP's) a partir de 12 anos, (abrigados e trabalhadores dessas instituições como ILPI, SAICA, CAE, RI entre outras);
- pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais;
- trabalhadores da área da Saúde;
- comunidades indígenas (com 12 anos ou mais).

4. Pessoas com hipertensão e problemas respiratórios podem se vacinar com o reforço bivalente?
Não há contraindicações para pessoas com hipertensão. No caso de pessoas com problemas respiratórios causados por conta da Covid-19 ou outras doenças febris agudas, moderadas ou graves, deverão aguardar quatro semanas a partir da do resultado positivo na testagem com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.

5. A vacinação com o imunizante bivalente ocorre aos finais de semana?
Sim. A imunização contra a Covid-19 também ocorre aos sábados e feriados das 7h às 19h, somente nas AMAs/UBSs Integradas. As Unidades Básicas de Saúde tradicionais (UBSs) não funcionam aos finais de semana. Confira aqui os endereços das unidades integradas.

6. Quanto tempo demora para que o imunizante bivalente seja eficaz no organismo?
De modo geral, estamos protegidos duas semanas após receber o reforço com a vacina bivalente, esse é o tempo que nosso sistema imunológico leva para criar anticorpos que barram a entrada do vírus nas células.

7. Quanto tempo pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 devem aguardar para receber a vacina?
A vacinação deverá ser adiada pelo período mínimo de quatro semanas nos seguintes casos:
- suspeita de Covid-19 - deverá elucidar o diagnóstico para Covid-19 ou para outras doenças;
- caso confirmado de Covid-19 sintomático - deve aguardar melhora completa do quadro, respeitando o intervalo mínimo de quatro semanas desde o início dos sintomas;
- caso confirmado de Covid-19 assintomático - aguardar quatro semanas a partir do resultado positivo na testagem.