AMA: saiba quando procurar este serviço na rede municipal

Assistências Médicas Ambulatoriais atendem casos de baixa e média complexidade

As Assistências Médicas Ambulatoriais (AMA) foram criadas para atender às demandas dos usuários com quadros agudos de baixa e média complexidade otimizando assim o atendimento em locais destinados a situações de maior complexidade e urgência como os prontos-socorros municipais.

As AMA possibilitam respostas ágeis às queixas agudas da população e representam alternativa para atendimento emergencial. Quadros como resfriados, febres, alergias, pressão alta e pequenos ferimentos que necessitam de sutura são alguns exemplos de situações que podem ser atendidas nas AMA. Estas unidades oferecem atendimento médico sem agendamento prévio em clínica médica e pediatria, com disponibilização de exames para o diagnóstico e suporte técnico de enfermagem e farmacêuticos, dentre outros profissionais.

Para este tipo de atendimento, a cidade de São Paulo conta com as AMAs que estão abertas ao público das 7h às 19h (12 horas/dia) e as que e funcionam 24h todos os dias da semana, além de AMAs integradas a Unidades Básicas de Saúde (UBSs) disponíveis de segunda a sábado, também das 7h às 19h. Este último modelo unifica os dois equipamentos para proporcionar aos usuários das UBS que precisam de atendimento emergencial, soluções imediatas para estes problemas de saúde.

AMAs Especialidades
A rede municipal conta ainda com as AMAs Especialidades que atendem com agendamento e ampliam o acesso da população à consultas e exames diagnósticos para atendimento a pacientes com agravos crônicos em especialidades como cardiologia, endocrinologia, ortopedia, urologia, reumatologia, vascular, dentre outras. Também são ofertados exames como eletrocardiograma, teste ergométrico, holter, monitorização ambulatorial da pressão arterial (MAPA) e ultrassonografia, além de procedimentos como inalação, hidratação intravenosa e curativos. O agendamento é realizado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Confira os endereços das unidades pelo Busca Saúde.