Craniopuntura ajuda a tratar dores crônicas e sequelas de AVC

Terapia é oferecida na rede municipal como parte das Práticas Integrativas e Complementares

A craniopuntura é uma das formas da acupuntura que se utiliza do conceito de microssistema. Na visão da medicina tradicional chinesa, o corpo humano apresenta vários microssistemas, ou seja, a representação de todo o organismo humano em uma parte do corpo, como a orelha, trabalhada pela auriculoterapia, e o crânio, trabalhado na cranioterapia.

Oferecidas na rede municipal por meio das Práticas Integrativas Complementares (Pics), as sessões de cranioterapia são indicadas em casos como dores crônicas - lombares, cervicais e em articulações como ombros e joelho, por exemplo.

“A técnica também é bastante utilizada em patologias sensitivas ou motoras, principalmente depois da ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), pois a craniopuntura consegue agir diretamente no sistema nervoso central do paciente, melhorando os casos de espasmo muscular, de dor e sensibilidade; nas dores crônicas, em muitos casos ela consegue inclusive reduzir a quantidade de medicamentos que o paciente utiliza”, comenta o Dr. Luciano Curuci, médico acupunturista do Centro de Referência em Práticas Integrativas e Complementares (CRPics) Bosque da Saúde.

Ele acrescenta que não existe contraindicação para a craniopuntura. “Ela pode ser utilizada em crianças, idosos e gestantes; nas mulheres grávidas há ainda a vantagem de que evitamos usar pontos de acupuntura da região abdominal.”
Pics na rede municipal

Reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde (MS), as terapias integrativas possuem uma abordagem holística, propondo-se a auxiliar na resolução de problemas físicos, mentais e emocionais. Dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), a craniopuntura pode ser indicada após avaliação clínica por profissionais, sendo indicada como tratamento principal ou em associação com outros recursos terapêuticos.

Para ter acesso à terapia é necessário procurar a UBS mais próxima de sua residência. Os endereços de todos os equipamentos estão disponíveis na plataforma Busca Saúde.