Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 27 e 31 de março para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana

1.Anemia ferropriva: saiba as causas, sintomas e tratamentos
Dificuldade de aprendizagem, falta de apetite, cansaço, palidez de pele e mucosas, alterações no sono, apatia e retardo no crescimento são sinais e sintomas de anemia ferropriva (carência de ferro), condição que atinge principalmente as crianças, em decorrência da queda da hemoglobina, responsável pela coloração avermelhada do sangue e pelo carregamento do oxigênio aos tecidos, o que gera a energia para as atividades diárias.

2. Câncer de bexiga: sangue na urina pode ser sinal de alerta
Em 2022, o Brasil registrou 11.370 novos casos de câncer de bexiga, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Desse total, 7.870 ocorreram em homens, diagnosticados com esta doença que atinge as células que revestem o órgão. O organismo dá os sinais de alerta com sangue na urina, dor e necessidade frequente de urinar, mas sem conseguir fazê-lo. No entanto, esses sintomas nem sempre indicam câncer, mas, para a confirmação do diagnóstico, o paciente precisa realizar exames de urina e imagem, com a possibilidade de biópsia.

3. UBS estimula combate à obesidade em grupos abertos voltados a adultos e crianças
Alimentação de má qualidade, sedentarismo, falta de estímulo para manter hábitos saudáveis. As causas que levam à obesidade são variadas, mas o que se sabe é que a condição pode ser um fator de risco para outras doenças. A Unidade Básica de Saúde Jardim Três Corações, localizada na zona sul da capital, escolheu tratar do tema por meio de grupos voltados a adultos e crianças, coordenados por uma nutricionista e um educador físico. Neles, a convivência, o aprendizado conjunto e as trocas são o motor para a mudança.

4. Equipes APD dão suporte e acompanhamento a pessoas com deficiência intelectual
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) criou em 2010 a estratégia APD (Acompanhante da Pessoa com Deficiência), que oferece suporte e apoio para o cuidado em saúde de pessoas com deficiência intelectual nos diferentes ciclos de vida. O objetivo da Área Técnica Saúde da Pessoa com Deficiência foi ampliar o protagonismo e a participação destas pessoas na sociedade.

5. Dia da Saúde e da Nutrição conscientiza sobre os benefícios da alimentação adequada e equilibrada
Em 31 de março, celebra-se o Dia Nacional da Saúde e da Nutrição. A data tem como objetivo conscientizar sobre a prática da boa alimentação, fundamental para cada fase da vida em necessidades nutricionais. Na Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Área Técnica de Saúde Nutricional (ATSN) promove, coordena e orienta políticas, diretrizes, projetos e ações de prevenção e cuidado nutricional, baseada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).