CER II Tucuruvi promove ações relacionadas ao Abril Azul

Evento, que acontece nesta terça (4) tem por objetivo difundir informações sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito

Como parte do Abril Azul, mês de conscientização sobre o transtorno do espectro do autismo (TEA), o Centro Especializado em Reabilitação (CER) II Tucuruvi preparou uma série de atividades voltadas às crianças diagnosticadas com a condição e que são atendidas pelo serviço. As ações serão realizadas nesta terça-feira (4), a partir das 10h30.

Oficina de fantoches, pintura no rosto e nas mãos, culinária com chocolate e circuito lúdico na piscina estão entre as atividades programadas com o objetivo de incentivar o desenvolvimento multissensorial, a fala, a comunicação, a coordenação motora e as habilidades cognitivas, sociais e emocionais. Também será realizada uma roda de conversa com os pais, com o intuito de acolher e orientar as famílias de pessoas dentro do Espectro Autista, desmistificando estigmas e preconceitos em relação ao diagnóstico.

"Esses trabalhos nos auxiliam no desenvolvimento dos estímulos sensorial, visual e motor; bem como no processamento de texturas, sons, cheiros e gostos. Vale ressaltar a importância de sempre respeitarmos os limites de sensibilidade de cada paciente, já que alguns podem ter uma sobrecarga sensorial com determinados estímulos, o que varia e deve ser avaliado caso a caso", esclarece Patrícia Theodoroff, gerente do CER II Tucuruvi, gerido pela OSS Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD).

LEIA TAMBÉM: Abril Azul: saiba mais sobre linha de cuidado para pessoas com TEA

Sinais e sintomas do TEA
O transtorno do espectro autista atualmente é observado em idade mais precoce e por volta dos dois anos de idade já é possível realizar o diagnóstico. Os sinais e sintomas principais para caracterizar o TEA são: atraso ou mesmo ausência na fala, pobre contato social e visual, padrões repetitivos de movimentos corporais, interesse restrito a objetos, situações ou temas, déficit sensorial (táteis ou gustativas), olfato, visual e proprioceptivo, falta de interesse por brinquedos ou brincar sem função.

Caso sejam identificados alguns sinais, é importante buscar um profissional da saúde para iniciar o processo de avaliação. Os níveis de suporte para o TEA também podem variar, podendo ser desde pouco apoio para desempenhar tarefas, comunicação e interação; a apoio mais substancial e intenso, por se tratar de um déficit mais severo e importante. O ideal é investir na estimulação precoce e buscar desenvolver a independência e autonomia das pessoas dentro do espectro autista, pois ao longo da vida se faz necessário sua inclusão na sociedade, respeitando seus limites e suas especificidades.

Vale lembrar que a porta de entrada para o atendimento e o diagnóstico são as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A localização de todos os equipamentos pode ser consultada na plataforma Busca Saúde.

Ações Abril Azul no CER II Tucuruvi
Quando: 4 de abril de 2023
Horário: das 10h30 às 15h
Onde: CER II Tucuruvi
Endereço: Avenida Zaki Narchi, 357, Carandiru – São Paulo (SP)