Atividade física pode ser realizada durante as tarefas cotidianas e por todos os públicos

No tempo livre, nas tarefas domésticas, no deslocamento e até no ambiente de trabalho ou estudo é possível exercitar-se; carregar objetos, subir escadas e limpar a casa são alguns exemplos

Neste 6 de abril celebra-se o Dia Mundial da Atividade Física. Nesta data, vale enfatizar que a prática de atividade física é fundamental em todas as faixas etárias, uma vez que traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente como, por exemplo, melhora da qualidade de vida, do humor, prevenção de doenças, controle do peso, entre outros.

Atividades físicas são aquelas coisas que fazemos no dia a dia. Subir escadas, caminhar, dançar, pedalar, carregar objetos, correr, passear com o pet e limpar a casa são alguns exemplos de atividade física, que nada mais são do que comportamentos que envolvem os movimentos voluntários do corpo. Elas diferem do exercício físico, na medida em que este consiste em uma atividade planejada, estruturada e repetitiva com o objetivo de melhorar ou manter as capacidades físicas e o peso adequado.

Para ter o corpo em movimento, o Ministério da Saúde (MS) recomenda, a cada uma hora, se movimentar por pelo menos cinco minutos. Aproveite esse tempo para ficar em pé, ir ao banheiro, beber água e fazer um alongamento. No dia a dia, a atividade física pode ser executada durante o tempo livre, nas tarefas domésticas, no deslocamento para algum lugar e até no ambiente de trabalho ou estudo. Confira alguns exemplos:

No tempo livre: em seu momento de lazer você pode executar qualquer atividade de sua preferência, como jogar futebol, vôlei, basquete, caminhar, nadar, fazer trilhar, andar de bicicleta, pular corda, brincar, dançar, entre outras.

No deslocamento: o ato de ir de um lugar a outro já é considerado como atividade. Você pode fazer isso por meio de uma caminhada, manejando a cadeira de rodas, além de outras formas, como pedalar, remar, patinar, andar a cavalo, de skate ou de patinete (sem motor).

No trabalho ou estudo: pode ser feita como uma forma de desempenhar suas funções laborais ou de estudo, como participar das aulas de educação física, brincar no recreio ou intervalo entre as aulas e, também, antes ou depois das aulas, além de plantar, capinar, colher, carregar objetos, caminhar, correr, limpar, varrer, lavar, ordenhar, entre outras.

Nas tarefas domésticas: no cuidado do lar também podemos desempenhar muitas algumas atividades físicas como cuidar das plantas, cortar a grama, fazer compras, dar banho na criança, no idoso, na pessoa que requer cuidados ou no animal de estimação, varrer, esfregar ou lavar, entre outras.