Ação de bloqueio contra mosquito da dengue visita mais de 60 mil imóveis

Trabalho executado de 27 a 31 de março envolveu mais de dois mil agentes de endemias nos 16 distritos da capital com maior incidência de dengue

A intensificação das ações de bloqueio ao mosquito transmissor da dengue (Aedes aegypti), realizadas entre os dias 27 e 31 de março pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), resultou em 62.393 imóveis visitados, além de 65.597 imóveis trabalhados na nebulização.

Ao todo, 2.061 agentes de endemias das Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis) de cada Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) participaram da ação, que teve objetivo de desacelerar a proliferação do Aedes aegypti nas áreas com maiores números de casos novos de dengue. Foram visitados os distritos de Cidade Tiradentes, Itaquera, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaim Paulista, São Miguel, Vila Maria/Vila Guilherme, Santa Cecília/Sé, Butantã, Capela do Socorro, M’Boi Mirim, Campo Limpo, Lapa/Pinheiros, Santo Amaro/Cidade Ademar e Parelheiros.

Em 2023, até o momento, foram realizadas 1.256.080 ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti na cidade de São Paulo, com 317.175 visitas casa a casa (entre rotina e intensificação), 12.220 vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos, 895.875 ações de bloqueios de criadouros e nebulizações, entre outras atividades específicas. Em 2022, foram realizadas cerca de 5 milhões de ações.

O coordenador de Vigilância em Saúde, Luiz Artur Caldeira, destaca que as ações de prevenção e combate à dengue ocorrem de forma contínua em todas as regiões da cidade e são realizadas pelas 28 Uvis. “Essa é mais uma das estratégias da prefeitura para combater a dengue. As equipes estão comprometidas em intensificar o bloqueio nesses bairros onde a incidência de casos novos da doença mostram maior risco de proliferação do mosquito”.

As solicitações de vistoria podem ser realizadas pelo telefone 156 – serviço "Pernilongo/Mosquito - Solicitar vistoria em local infestado" ou diretamente no site clicando aqui.