Confira dúvidas de munícipes sobre ISTs e métodos contraceptivos

SMS responde questões relacionadas ao serviços da rede municipal, recebidas pelas suas redes sociais

Todos os dias, as redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebem dúvidas de munícipes, que perguntam sobre os mais variados assuntos relacionados à Saúde. A seguir, compilamos cinco questões sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), medicamento antirretroviral e gravidez, enviadas nos últimos 15 dias por moradores de São Paulo. Confira as respostas dos técnicos da SMS.

1. A sífilis tem cura?
Sim. A sífilis é uma infecção tratável de forma simples e tem cura, no entanto, quem se infecta não desenvolve imunidade. Após o tratamento é importante continuar usando preservativo para não voltar a se infectar.

2. Existe vacina contra a hepatite C?
Não existe vacina contra a hepatite C, mas há tratamento e cura para a doença. Uma vez que o exame sorológico de detecção comprove a infecção e haja indicação de medicamentos, o paciente tem acesso imediato à terapia nos Ambulatórios de Especialidades da rede municipal. No caso de pacientes coinfectados com hepatites e HIV, a dispensação o tratamento é feito nos serviços de IST/Aids. O tratamento, que dura de três a seis meses, representa 98% de chances de cura da hepatite C, que pode evoluir para a cirrose hepática quando não tratada.

3. Usar a profilaxia pós exposição (PEP) contra o HIV por mais de uma vez diminui a eficácia?
Não diminui sua eficácia, desde que a profilaxia seja iniciada em até 72 horas, de preferência nas duas primeiras horas após a exposição. A PEP é gratuita, tem duração de 28 dias e pode ser feita quantas vezes for necessário, mas se as exposições de risco forem frequentes pode compensar mais utilizar a profilaxia pré-exposição (PrEP). Mais informações estão disponíveis na página da Coordenadoria de IST/Aids.
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/istaids/

4. Como se cadastrar no Programa Mãe Paulistana?
A mulher com suspeita de gravidez deve procurar a unidade de saúde mais próxima à sua residência, trabalho ou escola e realizar o teste de gravidez. Se confirmada a gestação, são pedidos alguns exames e imediatamente é feito o cadastro no programa. É importante solicitar na UBS o cartão SUS (Sistema Único de Saúde), pois com ele é realizado o acesso aos vários serviços de saúde, inclusive às consultas de pré-natal. Para obter o cartão SUS é preciso apresentar RG e comprovante de residência para emissão do cartão.