Programa Academia da Saúde estimula uma vida mais ativa

Objetivo é a promoção da saúde, do cuidado e de modos de vida saudáveis da população por meio de atividades lúdicas, de estudos e do esporte

A prática de atividades físicas promove benefícios para pessoas de todas as idades, beneficiando o corpo, a mente e as interações sociais, além de evitar o surgimento e agravamento de várias doenças crônicas não transmissíveis, de acordo com o Ministério da Saúde. Dados de 2020 divulgados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que até cinco milhões de mortes poderiam ser evitadas se a população fosse mais ativa fisicamente.

Mas manter uma vida ativa pode ser mais simples do que se imagina na cidade de São Paulo, com a oferta, pela rede municipal, de equipamentos e ampla estrutura para o cuidado integral da população de todas as idades.
Por meio do Programa Academia da Saúde, desenvolvido dentro das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), são oferecidos 18 Polos Similares da Academia da Saúde. Essas unidades funcionam de segunda a sexta-feira, nos dois períodos, com práticas de atividades físicas, integrativas, ambientais, orientação nutricional e grupos de apoio contra o tabagismo e cultura de paz.

Dentro da proposta de potencializar o uso desses espaços públicos para a promoção de modos de vida saudáveis, é possível praticar alongamento, fortalecimento, pilates relaxamento, circuito, liangong e chiangong, auriculoterapia, shantala, aromaterapia, dança circular, roda de chá, hortoterapia, comunidade verde; papo de comida, alimentação gestacional e alimentos orgânicos.

Para participar dessa estratégia de promoção da saúde e do cuidado, os interessados devem procurar a UBS mais próxima da sua residência, sem necessidade de agendamento. Acesse a lista atualizada dos 18 polos com endereço e atuais atividades realizadas. Seja uma atividade física, laboral ou de estudo, as portas estão abertas para a comunidade, principalmente os idosos.