Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 3 e 7 de abril para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana

1.Abril Azul: saiba mais sobre linha de cuidado para pessoas com TEA
O TEA é definido como um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, prejuízo na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades, segundo definição do Ministério da Saúde. Com vários níveis de intensidade, é uma condição que impacta não apenas a vida da pessoa, mas de toda a família, com a necessidade de um suporte multidisciplinar em saúde.

2.Uso de máscara deixa de ser obrigatório nos serviços de saúde da capital
O uso de máscara deixa de ser obrigatório para pessoas sem sintomas respiratórios. A recomendação segue para pacientes suspeitos ou confirmados para Covid-19, seus acompanhantes e pessoas que tiveram contato próximo com caso diagnosticado da doença. A recomendação se mantém, ainda, para profissionais dos serviços de saúde, visitantes, acompanhantes, entre outros, nas áreas de internação, por profissionais que fazem a triagem de pacientes e por profissionais no contexto das medidas de precaução padrão, dependendo da especificidade da doença do paciente.

3. Vacinação contra influenza começa na próxima segunda-feira, dia 10, na capital
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia na próxima segunda-feira (10) a campanha de vacinação contra o vírus influenza, causador da gripe. As 1.489.000 doses destinadas pelo Ministério da Saúde (MS) ao município serão aplicadas inicialmente nos grupos prioritários. A partir do dia 10 serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos e indígenas.

4. Atividade física pode ser realizada durante as tarefas cotidianas e por todos os públicos
No dia 6 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Atividade Física. Nesta data, vale enfatizar que a prática de atividade física é fundamental em todas as faixas etárias, uma vez que traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo e da mente como, por exemplo, melhora da qualidade de vida, do humor, prevenção de doenças, controle do peso, entre outros.

5. Confira dúvidas de munícipes sobre ISTs e métodos contraceptivos
Todos os dias, as redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebem dúvidas de munícipes, que perguntam sobre os mais variados assuntos relacionados à Saúde. Confira cinco questões sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), medicamento antirretroviral e gravidez, enviadas nos últimos 15 dias por moradores de São Paulo.