Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 10 e 14 de abril para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana.

1. Evento Cuida Pet SP incentiva a guarda responsável com serviços gratuitos para os animais
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), promove no próximo sábado (15), das 8h às 17h, a primeira edição do Cuida Pet SP, com serviços gratuitos de identificação por microchip, Registro Geral do Animal (RGA), vacinação antirrábica e atividades educativas. O evento faz alusão à campanha Abril Laranja que busca prevenir os maus-tratos e abandono de animais. Além disso, os participantes poderão conhecer os cães e gatos que estão disponíveis para adoção.

2. Saúde alerta para o diagnóstico precoce e tratamento do Parkinson
Identificada por James Parkinson em 1817, a Doença de Parkinson afeta cerca de 1% da população mundial. É uma doença neurodegenerativa progressiva, não tem cura nem prevenção, mas é possível controlar os sintomas com a ajuda de técnicas de reabilitação e medicamentos. Nessa condição, ocorre a perda progressiva de neurônios produtores de dopamina no cérebro, que é um neurotransmissor fundamental para a execução de movimentos no sistema nervoso. Conforme a evolução do quadro, as pessoas apresentam movimentos mais lentos e tremores, afetando a sua qualidade de vida.

3. Registros de quedas entre idosos aumentam quase 35% em um ano
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou aumento de 35% no número de notificações de quedas acidentais entre pessoas com mais de 60 anos de idade no último ano. Em 2021, o Sistema de Informação para a Vigilância de Acidentes (Siva), da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), recebeu 9.671 notificações de quedas nesta população, enquanto em 2022, foram 13.075. A quantidade de internações decorrentes de quedas cresceu quase na mesma proporção. Em 2021 foram 3.055 internações, número que passou para 3.903 no ano seguinte, uma elevação de 27,75%, segundo registros do Sistema de Informação Hospitalar (SIH).

4. Adolescente com TEA ganha autonomia com programa de acompanhamento
A estratégia Acompanhante da Pessoa com Deficiência, a (APD), da Secretaria Municipal da Saúde, auxilia Paulinho, 15, e sua família em aspectos que vão das tarefas do dia a dia até a inserção na vida escolar. No caso de Paulinho, este cuidado é personificado pela acompanhante Erika Gouveia Melo Lima, com quem ele e sua mãe possuem um vínculo de anos e continuam se encontrando uma vez por semana.

5. Prefeitura incorpora novos equipamentos para combate à dengue na capital
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), adquiriu 20 mil armadilhas de autodisseminação de larvicidas, desenvolvidas para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que serão instaladas a partir desta quarta-feira (12). Com tecnologia e recursos inovadores, o equipamento é uma nova estratégia que se somará às demais do Plano Municipal de Enfrentamento da Dengue e Demais Arboviroses, como os equipamentos de nebulização veicular, visitas casa a casa, entre outras atividades específicas.