Primeira edição do Cuida Pet SP recebe mais de 1.100 visitantes e presta mais de 1.500 serviços

Evento de promoção da guarda responsável ofereceu vacinação, implantação de microchip e emissão de RGA

O evento Cuida Pet SP, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) no último sábado (15), recebeu 1.103 visitantes e prestou 1.585 serviços.

Ao todo, foram aplicadas 500 vacinas contra a raiva em cães e gatos, realizadas 394 identificações por microchip, e emitidos 506 registros de animais (RGAs) e 185 termos de autorização para castração.

O evento, realizado pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) e pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), faz parte da campanha Abril Laranja, que busca prevenir os maus-tratos e abandono de animais. “A adesão dos tutores ao avento mostra que existe uma sensibilização crescente para o tema da guarda responsável, que abrange tanto a saúde física e mental quanto a segurança dos animais”, comemora Analy Xavier, coordenadora da Cosap.

No Brasil, maus-tratos contra animais é crime previsto em lei, com pena que pode chegar até cinco anos de prisão. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a negligência com os pets vai muito além da agressão física. Privá-los de alimentação, negar assistência veterinária, feri-lo de forma intencional ou abandoná-lo também são atitudes caracterizadas como crueldade.

Veja mais sobre os serviços oferecidos aos animais na página da Cosap.