Veja dúvidas enviadas por munícipes ao SAC das redes sociais da Saúde

SMS responde questões que vão desde vacinação até métodos contraceptivos e adoção de animais de fazenda

Todos os dias, as redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebem dúvidas de munícipes, que perguntam sobre os mais variados assuntos relacionados à Saúde. A seguir, compilamos cinco questões enviadas nos últimos 15 dias. Confira as respostas dos técnicos da SMS.

1. Há contraindicações em tomar outras vacinas junto com a da Covid-19?
As vacinas contra Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, na população a partir de 6 meses de idade.

2. Por qual motivo a nova vacina contra a Covid-19 é chamada de bivalente?
A vacina é chamada de bivalente pois promove a imunização contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2. No caso, ela abrange a cepa original, registrada em Wuhan, na China, e a variante ômicron, que desde 2022 predomina em todo o mundo. A vacina é aplicada em uma dose.

9. Pessoas que tomaram a vacina contra influenza em 2022 devem se vacinar neste ano?
Sim, desde que façam parte de um dos grupos prioritários elegíveis: pessoas com mais de 60 anos, crianças (com idade a partir de 6 meses e menores de 6 anos), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), imunossuprimidos, indígenas, pessoas com deficiência permanente ou com comorbidades, profissionais da saúde, profissionais da educação, profissionais de transporte coletivo rodoviário, de passageiros urbano e de longo curso, profissionais portuários; trabalhadores das forças de segurança e salvamento, das forças armadas e do sistema prisional, além de população privada de liberdade, incluindo adolescentes em medidas socioeducativas.
A vacina contra influenza é trivalente (fragmentada e inativada): apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação: A/Sydney/5/2021 (H1N1) pdm09; A/Darwin/9/2021 (H3N2); B/Áustria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria).

4. Como solicitar a laqueadura e vasectomia pelo SUS?
Os usuários interessados no procedimento de cirurgia ginecológica de laqueadura e vasectomia podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para participar do programa de Planejamento Familiar. Por meio desses grupos de planejamento com acompanhamento multiprofissional, homens e mulheres podem esclarecer dúvidas, receber orientações e sensibilizações sobre o procedimento.

5. Como adotar animais de fazenda na Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap)?
Em primeiro lugar, você deve ter um sítio, chácara ou fazenda fora do município de São Paulo, que tenha estrutura para receber o animal escolhido. Depois, deve realizar o cadastro Gedave (Gestão de Defesa Animal e Vegetal) junto ao Escritório de Defesa Agropecuária (www.defesa.agricultura.sp.gov.br);

Já com o cadastro feito, você deve ligar no número (11) 2974-7862 e agendar um horário para realização de entrevista com um representante da Cosap. Não se esqueça de levar seus documentos pessoais, um comprovante de endereço, fotos e documentos da propriedade e um comprovante de endereço da sua residência. Com a entrevista aprovada, você escolherá qual dos animais de fazenda você quer levar para casa.

Para o transporte, deverá ser providenciado um caminhão ou veículo adaptado para o transporte de grandes animais. Para viajar com ele, você ainda precisará da Guia de Trânsito Animal (GTA), que tem o custo de R$ 20,56 por espécie animal.

Lembre-se: qualquer um dos animais mantidos pela Cosap só será doado se for para receber tratamento adequado e desfrutar do carinho de um lar. Eles precisam de espaço e amor para desfrutarem de uma vida digna, livre de sofrimento e dor.