Varizes: saiba quais são as principais causas e como se prevenir

Considerada uma doença crônica, requer tratamento e cuidados constantes para melhorar a circulação e evitar complicações

As varizes vão além da questão estética. As veias de aparência dilatadas e tortuosas, de cor azulada ou esverdeada, que aparecem nos pés, pernas e coxas, também causam dor, inchaço e queimação. Se não tratadas corretamente, podem evoluir para casos graves.

Essa condição está associada a problemas no sistema vascular, pois as veias têm como função drenar o sangue de volta para o coração, que é a circulação sanguínea. O sangue desce muito facilmente do coração até as pernas e os pés, através das artérias, mas precisa de um esforço muito grande para voltar dos pés e pernas até o coração. Este retorno venoso é executado pelas veias por meio de válvulas venosas que direcionam o sangue para cima.

Na pessoa normal, a válvula se abre para o sangue passar e se fecha para não permitir que o sangue retorne. Em algumas pessoas, com o passar do tempo, vários fatores podem determinar ou provocar um mau funcionamento destas válvulas. Com a idade, ou devido a fatores hereditários, as veias podem perder a sua elasticidade. Essas veias começam a apresentar dilatação e as válvulas não se fecham mais de forma eficiente. A partir daí, o sangue passa a refluir e ficar parado dentro das veias. Isto provoca mais dilatação e mais refluxo. Esta dilatação anormal das veias leva à formação das varizes.

Alguns dos sintomas de varizes, ainda que em estágio inicial, são peso, dor, cansaço e coceira nas pernas câimbras, formigamento na perna e nos pés e inchaço, especialmente no final do dia.

Entre as causas do problema estão fatores como idade, histórico familiar, obesidade, tabagismo, sedentarismo, gravidez, exposição excessiva ao sol, traumas nas pernas e o uso de pílulas anticoncepcionais contribuem para o aparecimento das varizes ou para agravar o quadro de quem já as têm. Elas costumam aparecer a partir dos 30 anos e são mais comuns em mulheres devido a fatores hormonais.

Complicações

Se não tratadas, as varizes podem progredir e desenvolver complicações como eczema, que geralmente se inicia com coceira, dermatite, flebite (inflamação da veia) e trombose (coágulo), pigmentação e escurecimento da pele, hemorragias e úlceras (formação de feridas nas pernas).

Prevenção

Confira alguns cuidados que podem ajudar a evitar o aparecimento de varizes:

- pratique atividades físicas;
- não fume;
- não fique em pé ou sentado (a) por longos períodos;
- mantenha uma alimentação saudável e controle o peso corporal;
- cuidado com a exposição excessiva ao calor do sol e das saunas;
- avalie com o seu médico o uso de pílulas anticoncepcionais;
- para quem tem varizes, além das medidas indicadas, é recomendado o uso de meias de compressão.

Tratamento

Quando as medidas de prevenção não são suficientes, poderão ser indicados um ou vários tratamentos, incluindo a cirurgia, que consiste na realização de pequenas incisões para a retirada.

Rede de Saúde

Procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para encaminhamento ao profissional médico, se necessário. É fundamental iniciar o tratamento com a maior brevidade possível, pois dessa forma é possível evitar ou reduzir a piora da doença.