Top 5 da Saúde: confira os principais destaques desta semana

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) selecionou cinco notícias entre os dias 24 e 28 de abril para que você termine a semana informado sobre alguns acontecimentos da saúde na capital. Clique nos títulos para ler o texto completo e fique por dentro dos assuntos mais comentados da semana

1.Meningite: saiba mais sobre a doença e como preveni-la
Causada principalmente por vírus e por bactérias, a inflamação nas meninges pode ocorrer em qualquer faixa etária e levar à morte; a vacinação para a prevenção das meningites bacterianas, que podem evoluir para formas mais graves, está disponível no SUS.

2. Mandioca, abóbora e tomate são alguns legumes da safra de abril
Nesta safra, o que não falta é sabor e cores ao seu prato, com as opções de legumes disponíveis. Além de fundamentais na alimentação diária, eles são importantes para ajudar a fortalecer o sistema imunológico e a manter o funcionamento do sistema digestivo adequado. Sem contar que são versáteis e podem ser consumidos de diferentes formas durante o dia, seja em sucos, saladas, cozidos, assados, em purês ou sopas, por exemplo.

3. Início de atividade física requer cuidados com o coração
Uma das estratégias para prevenir doenças cardíacas é a prática regular de exercícios físicos, mas quem deseja sair do sedentarismo precisa seguir algumas orientações antes de começar a fazer qualquer atividade física, incluindo uma avaliação médica para acompanhar as condições da saúde do coração e evitar a hipertensão arterial.

4. Capital registra primeiro óbito por dengue em 2023
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), confirmou nessa quinta-feira (27) o primeiro óbito por dengue na cidade de São Paulo em 2023. O caso é de uma mulher de 47 anos de idade, com comorbidades, residente na região da Casa Verde/Cachoeirinha, com início dos sintomas em 16 de janeiro e data do óbito no dia 24 de janeiro deste ano. O caso estava sob investigação epidemiológica. Atualmente, outros 11 óbitos são investigados pela pasta.

5.Saiba a importância da vacinação contra a gripe
Desde o dia 10 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove a campanha 2023 contra o vírus influenza, causador da gripe. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a vacinação anual contra a gripe como a maneira mais eficaz de preveni-la, sendo que a meta para conter a circulação do vírus e reduzir quadros graves é de 90% de cobertura entre grupos prioritários.