Neste sábado (6), UBSs e AMAs/UBSs realizam imunização

Vacina bivalente contra Covid-19 está disponível a partir dos 18 anos; unidades realizam ainda o Dia D de multivacinação, com doses contra gripe, poliomielite e outras doenças

Neste sábado (6), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), amplia a vacinação com a Pfizer bivalente para toda a população acima de 18 anos de idade, e também realiza o Dia D de multivacinação, para públicos de todas as idades.

Estarão abertas todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Assistências Médicas Ambulatoriais (AMSs)/UBSs Integradas.

A imunização com a Pfizer bivalente é recomendada a quem completou o esquema básico de vacinação ou que já recebeu uma ou duas doses de reforço, respeitando o intervalo de quatro meses da mais recente dose recebida. Desde o dia 27 de fevereiro até o momento, a capital aplicou 1.344.167 doses da vacina bivalente.

A vacinação contra Covid-19 com outros imunizantes continua em todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade. A primeira dose de reforço (1ª DR) é aplicada a partir dos três anos e a segunda dose de reforço (2ªDR) em toda a população acima de 18 anos de idade, sempre respeitados quatro meses de intervalo. Também a partir dos 18 anos está disponível a terceira dose de reforço (3ª DR) para pessoas imunossuprimidas.

Dia D de multivacinação
O Dia D de multivacinação disponibilizará ainda imunização contra a gripe nos grupos prioritários, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), varicela, BCG, pentavalente, pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche) e HPV (sigla em inglês para papilomavírus humano), com a atualização de carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes com imunizantes disponíveis de acordo com o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Além disso, as UBSs da capital entregarão aos adolescentes que comparecerem às unidades para se vacinar, a Declaração de Vacinação Atualizada (DVA), que deverá ser preenchida e entregue à escola em que o aluno está matriculado. A entrega da DVA tem o objetivo de aumentar a cobertura vacinal entre os estudantes dos ensinos fundamental e médio, principalmente contra o HPV. A escola fará a sensibilização dos adolescentes sobre importância da imunização.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

No dia 6 de maio (sábado)

UBSs: Vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 8h às 17h.
AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.