Confira as dúvidas enviadas por munícipes às redes sociais da SMS

Técnicos respondem questões relacionadas aos serviços da rede municipal

Todos os dias, as redes sociais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebem dúvidas de munícipes, que perguntam sobre os mais variados assuntos relacionados à Saúde. A seguir, compilamos questões sobre Registro Geral do Animal, vacina Pfizer bivalente e outras, enviadas nos últimos 15 dias por moradores de São Paulo.

1. O RGA é somente para animais de tutores que residem na cidade de São Paulo?
O Registro Geral do Animal (RGA) pode ser solicitado por tutores de cães e ou gatos que morem no município de São Paulo e tenham 18 anos ou mais. Trata-se de um documento timbrado e numerado que apresenta, além dos dados do animal, as informações sobre o tutor. Junto ao registro, é fornecida uma plaqueta com o número do registro para usar permanentemente presa à coleira do animal. Mais informações podem ser obtidas na página da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) dedicada ao RGA.

2. Quais grupos são elegíveis para tomar a Pfizer bivalente?
Os grupos elegíveis para receberem o reforço com a Pfizer bivalente são:
- pessoas com 18 anos ou mais;
- pessoas vivendo em lnstituições de Longa Permanência (ILP's) a partir de 12 anos, (abrigados e trabalhadores dessas instituições);
- pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais;
- pessoas indígenas (com 12 anos ou mais);
- gestantes e pessoas em período de puerpério;
- profissionais da saúde;
- pessoas com deficiência física permanente;
- população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- pessoas em situação de rua;
- pessoas com comorbidades.

Para informações completas sobre o esquema vacinal, acesse a página Vacina Sampa. 

3. O imunizante contra Covid-19 causa reações adversas?
Apesar de esperada, a reação atinge um percentual baixo de pessoas vacinadas. As reações mais comuns são: dor no local da aplicação, febre, dor no corpo e de cabeça. Elas costumam desaparecer em até dois dias, sem que haja necessidade de medicamentos. Não tenha medo. Vacine-se e evite casos mais graves da Covid-19.

4. Onde realizar testes rápidos de HIV?
Os testes de HIV, assim como os da sífilis e das hepatites B e C, estão disponíveis nas Unidade Básicas de Saúde (UBSs) e nos 27 serviços da Rede Municipal Especializada (RME) em IST/Aids, incluindo a unidade itinerante, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Cidade, como parte da estratégia para ampliar a cobertura diagnóstica dessas infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Na RME IST/Aids, você pode realizá-los de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.
O projeto PrEP na Rua, da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), também ocorre em pontos estratégicos da capital, com orientações sobre o uso de profilaxia pré-exposição (PrEP) ao HIV, além de profilaxia pós-exposição (PEP), distribuição de preservativos, gel lubrificantes e autotestes para HIV. Saiba mais aqui.