Paciente centenária ganha festa de aniversário surpresa de equipe do PAI da UBS Dr. José Toledo Piza

Idosa é acompanhada pelo programa desde os 86 anos e confessou que foi a primeira festa surpresa de aniversário

No dia 4 de maio, Marija Bildner completou 100 anos de idade e ganhou uma festa surpresa promovida pela equipe do Programa Acompanhante de Idosos (PAI), da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. José Toledo Piza, na zona norte de São Paulo.

A idosa, que desde 2009 é acompanhada pelo programa, mora sozinha há 51 anos na região do Tremembé. Há 14 anos, quando tinha 86 anos de idade, ela foi incluída no programa que visa promover assistência integral à saúde, com o objetivo de desenvolver o autocuidado, autonomia e melhoria do estado de saúde de idosos.

Marija, emocionada com a surpresa, revelou que nunca tinha ganhado uma festa de aniversário antes. Nascida em 4 de maio de 1923, na antiga Iugoslávia, a idosa ganhou bolo, bexigas comemorativas, cartaz e o tradicional parabéns cantado por toda a equipe.

Semanalmente, Marija recebe duas visitas domiciliares da acompanhante, além de visitas quinzenais de técnicos de enfermagem e atendimentos da equipe multiprofissional formada por médico, enfermeira e assistente social.

As ações integram as atividades propostas pelo PAI, que também oferece condições à população idosa uma vida mais autônoma e saudável, promovendo a quebra do isolamento e exclusão social ao idoso a partir de 60 anos.

Ao todo, 120 idosos são atendidos pelo PAI da UBS Dr. José Toledo Piza, unidade da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), administrada pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), por meio de contrato de gestão com a Secretaria Municipal da Saúde.

Sobre o PAI

O Programa Acompanhante de Idosos (PAI) atende cerca de 6 mil pessoas no município. Com 50 equipes, o PAI atende aos idosos em situação de fragilidade e alta vulnerabilidade social, disponibilizando prestação dos serviços de vários profissionais e acompanhantes de idosos, inclusive nos domicílios. Essas equipes prestam apoio e suporte nas atividades diárias, com o intuito de promover assistência integral à saúde da população idosa. Cada equipe conta com assistente social, enfermeiro, médico, acompanhantes de idosos, motorista e profissional administrativo.

Para participar do programa ou ter acesso a qualquer outro serviço voltado para idosos, basta procurar uma UBS de referência do bairro. Os endereços podem ser acessados pela plataforma Busca Saúde.