Semana da Enfermagem: técnica fala sobre rotina na equipe de ESF

Shirley Catarino Dos Santos Vilela integra a Estratégia Saúde da Família de UBS da zona leste

De 12 a 20 de maio, durante a Semana de Enfermagem, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) homenageia estes profissionais, que na rede pública da capital somam 36.183 pessoas, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, atuando em todos os equipamentos.

Veja a seguir o depoimento da técnica de enfermagem Shirley Catarino Dos Santos Vilela, que atua em uma das equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da Unidade Básica de Saúde Ermelino Matarazzo, na zona leste, e tem entre suas atribuições as visitas às famílias do bairro de Jardim Verônia.

A foto mostra um grupo com dez pessoas, homens e mulheres; eles estão posando e sorriem; todos usam jaleco e camisetas com logomarca do SUS e brasão da Prefeitura de São Paulo

Shirley (atrás, à esquerda) e grupo de profissionais da UBS Ermelino Matarazzo (Foto: Acervo Pessoal)

Trabalho há dez anos na UBS Ermelino Matarazzo, na zona leste. Comecei como auxiliar de enfermagem, e há seis anos, depois de me formar, assumi a função de técnica de enfermagem. Trabalho em uma das seis equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF) da unidade. Cada equipe é formada pelo agente comunitário de saúde (ACS) médico, enfermeiro, dois técnicos de enfermagem, além da equipe multi, que é acionada sempre que necessário e inclui fisioterapeuta, educador físico, psicólogo, assistente social e fonoaudiólogo.

As reuniões das equipes de ESF são diárias, e nelas definimos a agenda do dia seguinte. É de acordo com essa pauta que eu realizo visitas duas vezes por semana, sempre acompanhada da ACS, que mora na comunidade e conhece todas as famílias. Nessas visitas nós realizamos aferições, verificamos os medicamentos e orientamos sobre a necessidade de ir à UBS, entre outras atividades. Além disso, pela manhã nós realizamos coletas em domicílio, para pessoas impossibilitadas de se locomover até a unidade. E no restante do tempo atuamos na própria UBS, em múltiplas funções, do laboratório à vacinação.

Gosto muito do meu trabalho na Estratégia Saúde da Família, costumamos dizemos que é um trabalho de formiguinha, cada um faz um pouco e no final dá certo, é muito gratificante, pois esta é uma região carente, com muitos idosos, crianças, mulheres, com muitas necessidades, e conseguimos, atuando de maneira integrada, ajudar essas famílias a ter uma assistência integral em saúde.